Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento debate governança da internet no Brasil

Notícias

Planejamento debate governança da internet no Brasil

publicado: 03/07/2012 12h19 última modificação: 20/04/2016 10h15

Brasília, 3/7/2012 – Gestores públicos, empresários, professores, estudantes e representantes de organizações da sociedade civil participam, a partir desta terça-feira, 3, em Olinda (PE), do II Fórum da Internet do Brasil.

O evento, que conta com o apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), tem o objetivo de debater a consolidação de uma internet no Brasil que seja diversa, universal, inovadora, e expresse os princípios de liberdade, direitos humanos e privacidade.

De acordo com o secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, que representa o Ministério no evento, o debate servirá para estabelecer padrões necessários para que a internet continue sendo um ambiente neutro e de universalização.

Delfino defende ainda uma internet cada vez mais aberta para a prestação de serviços públicos. “É um momento muito importante porque o Brasil se consolida como terceiro maior mercado mundial em número de acessos”, exaltou.

Para Souza, o fórum também tem outro viés. “Com a vigência da Lei de Acesso à Informação, devemos garantir a internet como um instrumento de utilidade pública e promover o controle social no acompanhamento das políticas de governo”, concluiu.

Para facilitar o acesso dos cidadãos a serviços de governo eletrônico (e-GOV) como seguro-desemprego, imposto de renda, aposentadoria, certidão de antecedentes criminais, pagamentos de pensão e educação, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), disponibilizou, em maio deste ano, a versão beta do Guia de Serviços.

Mesmo sendo uma ferramenta nova, o guia já possui cadastro de mais de 870 serviços governamentais.

A versão beta também reúne os portais de serviços disponibilizados por estados e municípios. As páginas dos 26 estados, Distrito Federal e de cidades com mais de 100 mil habitantes podem ser encontradas com essa ferramenta.

II Fórum da Internet no Brasil é organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e será realizado até a próxima quinta-feira, 5.

Fonte: http://www.planejamento.gov.br