Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento debate armazenamento de dados em Nuvem

Notícias

Planejamento debate armazenamento de dados em Nuvem

Evento reuniu especialistas em segurança da informação e provedores de serviços em Brasília

publicado: 29/06/2017 10h09 última modificação: 29/06/2017 10h09
Foto do 3º Fórum IBGP, ocorrido nos dias 27 e 28 de junho de 2017.

Foto do 3º Fórum IBGP, ocorrido nos dias 27 e 28 de junho de 2017.

O Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio de sua Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), participou nesta terça-feira (27) do 3º Fórum IBGP de Governança em TI, realizado em Brasília/DF. O secretário-adjunto da Setic, Eduardo Cesar Gomes, apresentou, durante o painel “Boas Práticas de Contratação de Serviços em Computação em Nuvem”, a maneira pela qual o MP estuda e testa os serviços em Nuvem e como foram feitas as contratações atuais. 

O secretário reforçou o cuidado do MP em avaliar as ferramentas e buscar opções no mercado que atendam ao volume de informações do serviço público. E destacou: “Ainda estamos no início desse trabalho e, cada vez mais, buscamos conhecer os serviços disponíveis, testá-los para entender quais são os mais seguros e quais oferecem melhor desempenho e menor custo”.

De acordo com Eduardo Gomes, atualmente, duas soluções são utilizadas pelo MP e as provas de serviços tiveram início em 2013. “Os testes e provas possibilitaram a publicação de um documento orientador sobre o tema, em 2016, e poderemos desenvolver um modelo confiável que será disponibilizado para os órgãos públicos”, finalizou.

Armazenamento na Nuvem

O armazenamento de dados na Internet (Nuvem), sem a utilização de servidores, provedores e equipamentos, é uma das principais soluções da atualidade para o compartilhamento de arquivos e pastas. Serviços como o Google Drive e DropBox, por exemplo, se popularizaram nos últimos anos e oferecem acesso a arquivos de pessoas e empresas.

Foto: Clésio Rocha - Ascom/MP

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão