Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento cria site com informações detalhadas das atividades de combate ao Aedes aegypti na Administração Pública federal

Notícias

Planejamento cria site com informações detalhadas das atividades de combate ao Aedes aegypti na Administração Pública federal

O espaço traz as atividades semanais dos órgãos públicos federais

publicado: 05/02/2016 03h00 última modificação: 20/04/2016 10h58

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão criou um site destinado aos servidores públicos federais que reúne informações detalhadas sobre o mosquito Aedes aegypti. O espaço informa todas as ações realizadas em cada órgão da Administração Pública federal no combate e eliminação do inseto causador das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

A iniciativa atende à determinação da presidente da República, Dilma Rousseff, que criou um Comitê de Articulação e Monitoramento das ações de mobilização para a prevenção e eliminação de focos do mosquito sob o comando do ministro do Planejamento, Valdir Simão.

Além dos servidores públicos federais, o site pode ser acessado por toda a população através do endereço www.planejamento.gov.br/aedes. No ambiente, o cidadão encontrará informações sobre as ações semanais de combate ao Aedes aegypti nos ministérios, autarquias, fundações, bancos e empresas estatais. Também terá acesso, aos nomes e cargos ocupados por gestores que comandam as atividades nos órgãos federais. Os chamados “pontos focais”, são as pessoas responsáveis em cada instituição pública por colocar em prática as medidas de prevenção do mosquito transmissor.

O site possui uma ferramenta específica que deve ser usada pelos órgãos e entidades do Poder Executivo federal para registro das tarefas rotineiras adotadas para o enfrentamento ao mosquito. Além de informar as medidas de vistoria e limpeza que foram realizadas no dia, os órgãos também terão que explicitar o resultado da ação, relatando inclusive, se algum foco do mosquito foi encontrado e quais medidas foram adotadas para a sua eliminação.  Para obter mais informações sobre o formulário, bem como para ter acesso a ele, o gestor público deve enviar um e-mail para: combateaoaedes@planejamento.gov.br.

A página oferece ainda materiais com dicas de prevenção. São arquivos digitais de cartazes, folders e banners para serem impressos pelos órgãos públicos e serem distribuídos entre os seus servidores. Também há o chamado checklist que ensina como fazer a “varredura” no ambiente de trabalho e nas residências para eliminar possíveis criadouros.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.