Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento cria comitê para implementação da Lei de Acesso à Informação

Notícias

Planejamento cria comitê para implementação da Lei de Acesso à Informação

publicado: 23/03/2012 10h31 última modificação: 20/04/2016 10h08

Brasília, 23/3/2012 – A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Miriam Belchior, instituiu hoje, por meio da Portaria 106, o Comitê Gestor para Implantação da Lei de Acesso à Informação Pública (CGLAI/MP) no âmbito do Ministério.

A lei, sancionada em 18 de novembro do ano passado, com o número 12.527/2011, entra em vigor no próximo dia 16 de maio. A partir dessa data, qualquer pessoa interessada poderá pedir informações aos órgãos públicos de todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal) e esferas de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), inclusive tribunais de contas e Ministério Público.

O Ministério do Planejamento vem se preparando para atender às exigências da Lei de Acesso à Informação Pública – também conhecida como LAI – desde dezembro e já realizou grande parte das etapas necessárias. A portaria publicada hoje no Diário Oficial da União formaliza o trabalho do Comitê coordenado por Enid Rocha, assessora da Secretaria-Executiva.

A lei estabelece procedimentos e prazos para que a administração pública responda aos pedidos de informação apresentados pelo cidadão e determina, entre outras providências, que seja criado em todos os órgãos e entidades públicas o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC).

Subgrupos

A Portaria da ministra também institui oito subgrupos temáticos, compostos por servidores designados pelas várias unidades administrativas do Ministério, para tratar de seguintes assuntos:

I - Regulamentação da Lei de Acesso à Informação;

II - Organização da Informação;

III - Acesso à Informação (implantação do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC);

IV - Restrição do Acesso à Informação (classificação e reclassificação das informações sigilosas);

V - Gestão Eletrônica de Documentos - GED;

VI - Dados Abertos;

VII - Transparência Ativa (implantação da página para o acesso à informação ao cidadão);

VIII - Fomento à Cultura da Transparência.

Assim como o grupo gestor, que vinha coordenando e monitorando o processo de implementação da LAI no Planejamento, os servidores que integram esses subgrupos também já estavam trabalhando nos temas desde dezembro.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.