Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento capacita servidores em padrões de governo eletrônico

Notícias

Planejamento capacita servidores em padrões de governo eletrônico

Cursos são realizados a distância, em parceria com a Enap. Interessados em participar podem se inscrever até 25 de agosto

publicado: 29/07/2016 00h00 última modificação: 02/08/2016 13h55
Estão abertas as inscrições para os cursos de Interoperabilidade e Acessibilidade Digital. Oferecidos pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a formação a distância têm o objetivo de capacitar gestores e servidores públicos sobre as vantagens da utilização dos padrões de Governo Eletrônico (eGOV). Os interessados em participar devem realizar sua inscrição até 25 de agosto.
 
Queremos proporcionar mais conhecimento em relação à importância e mostrar também as vantagens para a gestão pública da implementação da interoperabilidade e da acessibilidade digital nos sistemas, sítios e portais do governo federal”, afirma Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP.
 
A primeira formação é baseada nos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING). O uso da arquitetura permite a troca de informações entre diferentes sistemas de TI, sejam eles de governo, empresas, outros países e até mesmo de pessoas. Os padrões são o alicerce para o fornecimento de melhores serviços à sociedade a custos mais baixos, pois permitem o compartilhamento, o reuso e o intercâmbio de dados e recursos tecnológicos.
 
Já os cursos de Acessibilidade Digital, tanto para conteudistas quanto para desenvolvedores, são baseados nas orientações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). O modelo é uma ferramenta direcionada a profissionais que lidam com a elaboração de páginas governamentais. O documento traz recomendações a serem consideradas para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.
 
Os três cursos são gratuitos e podem ser realizados entre 30 de agosto e 19 de setembro de 2016. A carga horária é de 20 horas e a plataforma utilizada é a Moodle. Mais informações podem ser obtidas na Escola Virtual da Enap e também pelo seguinte endereço eletrônico: govbr@planejamento.gov.br.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.