Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento capacita servidores do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul

Notícias

Planejamento capacita servidores do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul

Formação sobre acessibilidade orientará construção de novo portal da instituição

publicado: 26/03/2013 01h00 última modificação: 05/08/2016 15h26

Brasília, 26/03/2013 - Para auxiliar o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) na construção de seu novo portal, o Ministério do Planejamento (MP) realiza, entre os dias 26 e 27 de março, uma capacitação sobre a acessibilidade na internet. O curso, com duração de 16h, tem o objetivo de formar os servidores da instituição de ensino nos conceitos e técnicas para a elaboração de páginas acessíveis e na aplicação da metodologia de Governo Eletrônico (e-GOV) para a avaliação de outros sistemas e sítios do estado.

O Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG) será um dos temas do curso. O e-MAG, criado em 2004, reúne um conjunto de recomendações para tornar acessível a pessoas com deficiência os conteúdos e serviços eletrônicos do governo federal. Atualmente, o modelo está em sua terceira versão, lançada no segundo semestre de 2011. Entre as novidades dessa edição está a padronização de itens de acessibilidade como teclas de atalho para facilitar o acesso às informações governamentais.

Segundo dados do Censo da Web 2012 realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil em parceria com o MP, apenas 6% dos portais e sítios do governo federal se encontravam acessíveis e aderentes ao e-MAG. Para incentivar a utilização das recomendações do e-MAG nos portais do governo federal, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) oferece consultoria para todos órgãos públicos.

Os interessados em analisar a acessibilidade de seus portais devem entrar em contato com a Central de Serviços e Suportes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) por meio do seguinte sítio: http://c3s.sisp.gov.br

A capacitação para os servidores do IFMS foi solicitada desta maneira.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão