Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento capacita servidores do Acre e Distrito Federal

Notícias

Planejamento capacita servidores do Acre e Distrito Federal

Curso deve melhorar a efetividade dos convênios

publicado: 20/07/2015 01h00 última modificação: 17/05/2016 15h19

De 20 a 24 de julho, servidores do Distrito Federal e Acre receberão capacitação sobre o Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), oferecida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Além do Acre e Distrito Federal, Paraíba, Sergipe e Tocantins já assinaram o acordo de cooperação para aderirem à Rede Siconv. A meta da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) é que, até o fim deste ano, todos os estados tenham aderido à rede e 19 mil usuários recebam a capacitação.

“A Rede Siconv vem na lógica de tentar estruturar um processo permanente, que tenha potencial de ganhar escala e que consiga capacitar todos os usuários”, afirmou o secretário adjunto de Logística e Tecnologia da Informação, Fernando Siqueira. Segundo Siqueira, é importante que os usuários capacitados compartilhem o aprendizado com os demais técnicos que utilizam o sistema.

Um dos participantes do curso servidor da secretaria de Planejamento do Acre, Alexandre Tostes, espera que os dias de treinamentos auxiliem os servidores na elaboração e execução de projetos.

Rede Siconv – Criado em 2008, o Siconv tem o objetivo de desburocratizar e dar mais transparência às transferências voluntárias da União para estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Essas transferências podem ser realizadas por meio de convênios, contratos de repasse e termos de parceria. Com a utilização do sistema, o governo federal faz repasse de recursos para a construção de escolas, quadras esportivas, cisternas, poços artesianos, hospitais, entre outros.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.