Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento assina acordo para otimizar tráfego da internet

Notícias

Planejamento assina acordo para otimizar tráfego da internet

publicado: 12/07/2012 12h07 última modificação: 20/04/2016 10h15

Brasília, 12/7/12 – Para melhorar a qualidade dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do governo federal, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) assinou, nesta quinta-feira (12/07), acordo de cooperação com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Pela parceria firmada, o MPOG irá compartilhar aproximadamente 32,5 km de sua infraestrutura de fibras ópticas, da chamada Infovia Brasília, e o NIC.br implantará pontos de troca de tráfego (PTT) na capital federal, os primeiros localizados fora de São Paulo.

A partir de agosto, o projeto vai incentivar a migração dos sítios governamentais para a sexta versão do protocolo de internet (IPV6) e otimizar o tráfego da rede brasileira neste novo formato de endereçamento.

Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Delfino Natal de Souza, os órgãos integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) devem utilizar a sexta versão do protocolo que permitirá um maior número de endereçamentos e mais segurança para transações na rede.

“Com a migração dos sítios governamentais para o IPV6, o governo federal dará a sua contribuição para a modernizar a internet”, disse o secretário.

A cooperação também estabelece que o NIC.br deve capacitar servidores no âmbito do SISP  em rede e segurança da informação. O acordo tem duração de 60 meses e não implica transferências de recursos financeiros.

A parceria envolve operacionalmente o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás) e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), pois nestes serão hospedados os equipamentos de rede do PTT em IPV6.

Fonte: http://www.planejamento.gov.br