Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento apresenta tramitação eletrônica a instituições federais de educação superior

Notícias

Planejamento apresenta tramitação eletrônica a instituições federais de educação superior

Solução utilizada pelo governo federal diminui gastos com papel

publicado: 05/08/2015 01h00 última modificação: 17/05/2016 15h08

A solução utilizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) para a tramitação eletrônica de documentos foi apresentada às Instituições Federais de Educação Superior (Ifes), nesta terça-feira (4). A discussão, feita durante o 9º Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Ifes (WTICIfes), em Belo Horizonte (MG), levou em consideração os ganhos trazidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para os órgãos que já utilizam a metodologia na Administração Pública Federal.

A intenção é que a ferramenta, atualmente utilizada por 13 órgãos da administração direta, seja adotada também pelas mais de 100 instituições federais de educação superior, entre universidades e institutos federais de educação profissional e tecnológica. “Nos órgãos em que houve essa implantação e saímos do mundo do papel, foi observada uma diminuição do gasto, aumento da produtividade dos servidores, agilidade no trâmite dos processos, sustentabilidade, entre outros”, destacou o secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Fernando Siqueira.

Piloto – Adotado como projeto piloto pelo Ministério das Comunicações em todos os seus processos desde 2014, o SEI gerou economia de 68% nos gastos com papel e produtos relacionados à impressão, além de redução de 87% no tempo de tramitação. A implementação do software está no âmbito do Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa que pretende modernizar a gestão pública. O objetivo do projeto, gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP), é gerar ganhos em agilidade, produtividade, sustentabilidade, redução dos custos e satisfação do público usuário.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.