Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento apresenta TIC e e-Gov brasileiros em eventos internacionais

Notícias

Planejamento apresenta TIC e e-Gov brasileiros em eventos internacionais

publicado: 29/09/2010 12h17 última modificação: 20/04/2016 09h30

O uso de softwares de códigos abertos e o desenvolvimento de tecnologias governamentais são temas que devem movimentar, a partir desta semana, dois grandes eventos: o Open World Fórum 2010, em Paris (30/9 e 1º/10), e o 1º Seminário Internacional sobre Governo Eletrônico (e-Government), em Seul (4 a 8/10). A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) vai mostrar, a mais de 1.500 participantes de 40 países, como investimentos nestas áreas vem transformando o Brasil em referência na América do Sul.

De acordo com a secretária Glória Guimarães, o objetivo é criar um ambiente representativo no debate sobre as tecnologias abertas nos cinco continentes. “Os nossos especialistas vão levar e trazer experiências sobre o que vem sendo feito de melhor por cada integrante dessas regiões”, explica.

No Open World Fórum haverá um painel específico para discutir os avanços nos BRICs, sigla dos quatro países emergentes com maior importância no cenário mundial (Brasil, Rússia, Índia e China). A diretora do Departamento de Integração de Sistema de Informação, Nazaré Bretas, fará apresentação sobre software público e padronização tecnológica. “É um encontro para identificar novas tendências, desafios e oportunidades para o futuro”, declara. O evento é promovido por entidades européias dos setores público e privado.


e-Government 


Já em Seul, o debate em torno das novas tecnologias de governo eletrônico (e-Gov) estará focado na transformação e modernização do setor público, onde a diretora da SLTI também participa como moderadora de uma das oficinas. “Este seminário, por sua vez, reunirá altos funcionários e especialistas em TI da Coreia do Sul e da América Latina e Caribe”, diz Nazaré.

Além do intercâmbio de experiências nesta área, os participantes farão visitas a empresas e centros de pesquisas para conhecer projetos voltados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) desenvolvidos naquele país. Haverá, também, discussões sobre compras públicas e orçamentos digitais. Este assunto será acompanhado pela coordenadora do Departamento de Logística e Serviços Gerais da SLTI, Ana Maria Vieira Santos Neto. “As novas tecnologias são indispensáveis para maior eficiência destes serviços na administração pública”, completa.

O seminário é promovido pelo Ministério de Estratégia e Finanças da Coreia, com apoio do Instituto Coreano de Finanças Públicas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).