Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento apresenta soluções brasileiras de Tecnologia da Informação e Comunicação em evento internacional

Notícias

Planejamento apresenta soluções brasileiras de Tecnologia da Informação e Comunicação em evento internacional

publicado: 06/03/2012 11h46 última modificação: 20/04/2016 10h05

Brasília, 6/3/2012 – Para divulgar o sistema informatizado de compras governamentais e a experiência brasileira na utilização de softwares livres, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) participa, entre 06 e 10.03, do Center for Office Automation, Information Technology and Telecommunication (CeBIT), em Hannover, na Alemanha.

O evento é realizado desde 1986 e, neste ano, o Brasil foi considerado o país parceiro do congresso internacional, por sua força no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Foto do evento CeBit, na Alemanha, em 2012
Foto: Delfino Souza

Delfino Natal de Souza, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do ministério (SLTI/MPOG), apresentará no evento duas soluções de TIC: o Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet) e o Portal do Software Público Brasileiro (SPB).

“A presença do Ministério do Planejamento tem o fim específico de mostrar o estágio de maturidade da aplicação de TIC na gestão pública”, explica.

A CeBIT reunirá mais de 4.200 empresas de cerca de 70 países. Durante o congresso serão realizadas exibições dos principais fornecedores do setor de TIC, conferências com especialistas e discussões de temas centrais do que há de mais importante no mercado. Para Souza, o fato do Brasil ter sido escolhido como país parceiro da CeBIT demonstra a relevância e o grau de maturidade da indústria brasileira no setor.

Aquisições

Comprasnet é um sistema informatizado instituído pelo ministério para disponibilizar informações referentes às licitações e contratações promovidas pelo governo federal. Para conferir isonomia, transparência e auditabilidade, a administração pública incentiva a utilização do pregão eletrônico, que pode ser feito pelo portal. No último ano, a modalidade pregão teve um crescimento de 11%, quando comparada a 2010.

As compras da administração pública representam 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. De acordo com Souza, se levarmos em consideração os convênios e os contratos de repasse, por exemplo, este valor chega a 16% do PIB nacional.

“A importância da utilização do Comprasnet está na transparência, padronização e na economia de 15 a 20% nas compras governamentais”, relata o secretário.

Software Público

Em 2011, o SPB teve um crescimento de 20% nas suas atividades.

portal, gerenciado pela secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, conta atualmente com 56 soluções públicas, mais de 130 mil usuários registrados e cerca de 500 prestadores de serviços. Os aplicativos disponibilizados no ambiente são abertos e podem ser utilizados sem licenciamento.

Em 2012, o governo federal assinou, por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda (PGFN), o seu primeiro contrato de prestação de serviços de TIC baseado em soluções públicas disponibilizadas no SPB. As empresas vencedoras do certame vão desempenhar funções nas áreas de instalação, suporte, consultoria, garantia de funcionamento e desenvolvimento de três soluções: Cacic, Oasis e Lightbase. A ata de registro de preços também está publicada no portal brasileiro. Por isso, outras instituições públicas podem contratar esses serviços de forma mais rápida.

Entre as aplicações disponíveis de maneira livre no ambiente virtual, 11 são exclusivas para modernizar a gestão municipal. Além de oferecer as soluções públicas, a SLTI também incentiva a troca de experiências entre os gestores das cidades brasileiras. Um exemplo disso está no software e-cidade, cuja comunidade no sítio brasileiro possui mais de oito mil membros.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão