Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento apresenta nova versão do Sistema de Consulta Pública

Notícias

Planejamento apresenta nova versão do Sistema de Consulta Pública

Ferramenta está disponível para os órgãos que desejam receber contribuições da sociedade

publicado: 06/03/2013 02h00 última modificação: 31/08/2016 16h30

Brasília, 06/03/2012 – Promover a participação da sociedade no processo de tomada de decisão das ações governamentais e tornar as políticas da administração pública federal mais transparentes. Este é objetivo do novo Sistema de Consulta Pública do Governo Federal, divulgado nesta quarta-feira, 6, pelo Ministério do Planejamento (MP). Este é mais um serviço oferecido pelo ministério para os órgãos públicos.

Nesta nova versão do ambiente, foram implementadas diversas funcionalidades, entre elas:

  • inserir imagem ou logotipo;
  • solicitar informações adicionais de identificação do participante, como cor/raça, renda, escolaridade e pessoa com deficiência;
  • disponibilizar os arquivos da consulta em formato aberto; e
  • cadastrar questões norteadoras à consulta, com escolha para respostas ou não dos participantes.

A secretária de Logística e Tecnologia da Informação, Loreni Foresti, explica que o novo sistema está disponível para todos os órgãos públicos, sejam eles federais, estaduais, distritais ou municipais. "É objetivo comum de todos os gestores melhorar a relação com o cidadão e promover a transparência. Ao utilizar a consulta pública, os órgãos podem intensificar essa relação, compartilhar experiências e identificar preocupações comuns", exemplifica.

A partir dos relatórios gerados nesta nova versão, o órgão poderá analisar as contribuições com base também nos indicadores sociais fornecidos pelos participantes. Uma outra novidade é a opção de gerar os relatórios em formatos abertos.

COMO PARTICIPAR

Para fazer contribuições, o cidadão tem de realizar um cadastro no sítio do Governo Eletrônico (e-GOV). No ambiente de consulta, os usuários poderão além de contribuir com as consultas e acompanhar o andamento, ver as contribuições de outros participantes e ainda fazer comentários. Atualmente, existem no sistema 4 consultas em andamento:

  • Documento base para regulamentação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR;
  • Termo de Referência para Contratação de serviços técnicos de desenvolvimento/manutenção de sistemas de informação, do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior;
  • Termo de Referência para contratação de Serviços de Telefonia por meio do Sistema de Registro de Preços, da Secretaria de Logística e Tecnologia da informação do Ministério do Planejamento; e
  • Termo de Referência para Contratação de Solução de TI, para Solução Integrada de Gestão (ERP) e Solução de Informações Gerenciais (BI), da Diretoria de Abastecimento da Marinha.

ÓRGÃOS

O sistema de consulta pública foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Para utilizar o ambiente, os órgãos e instituições públicas devem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Logística e Tecnologia da informação por meio do seguinte endereço eletrônico: govbr@planejamento.gov.br.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.