Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento apresenta na Espanha as ações governamentais para modernizar a gestão

Notícias

Planejamento apresenta na Espanha as ações governamentais para modernizar a gestão

Atendimento digital de serviços públicos e desafios para o novo clico de governo são temas de palestras do Brasil no Congresso Internacional do Clad

publicado: 17/11/2017 15h13 última modificação: 17/11/2017 15h13

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) participa, a partir desta quarta-feira (15), do 22º Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), que será realizado em Madri, Espanha, até a próxima sexta-feira (17).

No evento, que debaterá os temas Reforma do Estado e Administração Pública, o Planejamento apresentará o desenvolvimento da Plataforma de Cidadania Digital e dos painéis de informações gerenciais recentemente lançados visando o aprimoramento da gestão pública e do controle social.

Para o secretário de Gestão, Gleisson Rubin, que representa o MP no Congresso Internacional, esta é uma excelente oportunidade de compartilhar as novas diretrizes para a gestão pública e as experiências do governo brasileiro, além de conhecer a realidade de outros países e soluções propostas.
“No Brasil estamos enfrentando um período de escassez de recursos e exigências mais complexas por parte da sociedade. Isso é um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de construir uma agenda de mudanças dos modelos de gestão atuais", enfatiza.

TRANSFORMAÇÕES

Um dos temas que serão apresentados são as transformações decorrentes do investimento na melhoria dos serviços prestados à sociedade e no acompanhamento das ações governamentais de forma mais transparente.

Nessa frente estão alguns projetos, já em andamento, como a divulgação e a digitalização dos serviços públicos em um canal único e ações de transparência que permitem que qualquer pessoa possa, por exemplo, monitorar os valores transferidos para o um determinado município, por meio de convênios.

Sobre as medidas de transparência, no último ano o Planejamento lançou o Painel de Preços, e mais recentemente, os painéis de Custeio Administrativo e o de Transferências Abertas.

O Painel de Custeio foi desenvolvido para apoiar os gestores públicos na identificação, monitoramento e comparação de gastos administrativos, órgão a órgão. Em breve ele será aberto para sociedade. Já o Painel de acompanhamento das Transferências Voluntárias da União permite que, em poucos cliques, o cidadão visualize informações sobre parcerias realizados em qualquer região do País.

“Tais iniciativas buscam não apenas a economia de custos, mas também desonerar os gestores de procedimentos e rotinas que não são essenciais para o funcionamento da Administração Pública”, complementa Rubin.

A Secretaria de Gestão do MP apresentará, ainda, a contextualização e o balanço da Reforma Administrativa, que resultou no corte de 4.184 cargos em comissão, funções de confiança e gratificações em toda a Administração Pública Federal.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão