Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento apresenta modelo de acessibilidade digital em feira internacional

Notícias

Planejamento apresenta modelo de acessibilidade digital em feira internacional

publicado: 13/04/2012 18h23 última modificação: 20/04/2016 10h08

Brasília, 13/4/2012 – Para divulgar o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), apresenta, no domingo (15), palestra na XI Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (REATECH). A feira é realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

e-MAG é um conjunto de recomendações para tornar acessível a pessoas com deficiência os conteúdos e serviços eletrônicos do governo federal, de forma padronizada e de fácil implementação. Durante o evento, o Ministério do Planejamento fará distribuição das cartilhas do modelo e do material de campanha de acessibilidade.

Além do público com deficiência, pessoas idosas e de baixa escolaridade também são beneficiadas com iniciativas de acessibilidade digital. De acordo com o representante do ministério no evento, Thiago dos Santos Silva, o modelo atende à política do governo federal de atendimento irrestrito ao cidadão. “A implementação do modelo tem foco estritamente no cidadão, com deficiência ou não. O objetivo é fazer com que o conteúdo web do governo seja disponível de uma forma acessível a todos”, explica.

acessibilidade é obrigatória para os sítios governamentais através do Decreto Nº 5.296, de 2 dezembro de 2004. O e-Mag foi institucionalizado através da Portaria nº 03, de 7 de Maio de 2007, no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), como padrão de acessibilidade no governo federal.

Para viabilizar a adoção do sistema, o Programa do Governo Eletrônico Brasileiro mantém em seu portal cartilhas e manuais sobre o tema, que abordam questões como o uso correto do texto alternativo, tabelas e formulários acessíveis, o software público ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios) e pesquisas como a Avaliação dos Pontos de Fragilidades em Leitores de Tela e e-Serviços do Governo Federal. Também estão disponíveis cursos à distância, que podem ser baixados por qualquer pessoa, ou interessados em treinamento de funcionários que lidam com acessibilidade.

REATECH

A feira é considerada o 2ª maior evento de inclusão digital do mundo, e pretende reunir 300 expositores em uma área expositiva de 32 mil m², com público estimado de 48 mil pessoas. Com acesso gratuito, o perfil dos visitantes é formado por pessoas com deficiência, estudantes e profissionais de diversas áreas como saúde e educação.

O Governo Federal conta com um estande de 502 m² que é compartilhado entre órgãos da administração direta e indireta. O Espaço conta com caixas eletrônicos acessíveis, telefones para surdos, entre outros dispositivos acessíveis.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.