Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Painel apresenta casos de sucesso da prestação de serviços públicos

Notícias

Painel apresenta casos de sucesso da prestação de serviços públicos

Especialistas contaram experiências durante Seminário Estratégia de Governança Digital

publicado: 16/06/2015 01h00 última modificação: 12/05/2016 14h30

O fim das longas filas de atendimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi apresentado como um exemplo de sucesso da utilização da tecnologia na prestação de serviços públicos. O caso foi apresentado na tarde desta terça-feira (16), durante o Seminário Estratégia de Governança Digital – para muito além das TIC”. O evento foi realizado no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

Segundo o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção, o governo enfrentou o problema com uma melhor gestão das filas por meio de pré-agendamentos, centrais telefônicas, simplificação dos sistemas e a integração de serviços com outras áreas para efetivamente facilitar a vida do cidadão. Para o presidente, o desafio agora é outro. “Precisamos oferecer a riqueza informacional de dados para o cidadão poder fazer o seu próprio uso, poder inventar o que quer e fazer as suas conexões para levar adiante as suas demandas interesse”, explica.

Outro caso de sucesso apresentado durante o painel foi o Portal Empresa Simples (PES), lançado em fevereiro deste ano. O secretário de Racionalização e Simplificação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Mauro Borgéa, mostrou como o sítio simplifica e facilita a vida do empreendedor e da empresa brasileira. “A TIC foi fundamental nesse processo. O século XXI trouxe algumas mudanças substanciais para a administração pública e nossas vidas”, complementa o secretário. Entre os projetos do PES estão o Serviço de Registro e Licenciamento de Empresa (RLE) e a Praça Eletrônica de Negócios (PEN).

Para o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, a estratégia, a governança e as TIC devem estar integradas para melhorar eficiência dos serviços públicos oferecidos no país. “A conjugação das três é fundamental porque utilizar a tecnologia em benefício ao desenvolvimento político, social e econômico é da maior importância”, afirma.

Oficinas

O objetivo do Seminário “Estratégia de Governança Digital – para muito além das TIC” foi iniciar o debate para a substituição da Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC) pela Estratégia de Governança Digital (EGD). A proposta visa ampliar o acesso à informação, melhorar a prestação de serviços eletrônicos e promover a participação social.

Para desdobrar as discussões do seminário, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) realiza, entre 17 e 19 de junho, das 9h às 12h30, ciclo de oficinas técnicas na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As oficinas têm o objetivo de ampliar a participação na elaboração da EGD a partir da análise e discussão de diretrizes.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.