Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico completam dez anos

Notícias

Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico completam dez anos

Arquitetura favorece políticas públicas como o Bolsa-família e Censo Escolar

publicado: 13/07/2015 01h00 última modificação: 27/07/2016 14h55

Os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING) completam dez anos em 2015. Para celebrar o marco do estabelecimento da arquitetura de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) da administração federal, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) lançou, nesta segunda-feira (13), uma página comemorativa. Políticas públicas como o Bolsa-família, Censo Escolar e Cartão de Vacinação são favorecidos com a utilização dos padrões.

O uso da ePING permite a troca de informações entre diferentes sistemas de TI, sejam eles de governo, empresas, outros países e até mesmo de pessoas. Os padrões são o alicerce para o fornecimento de melhores serviços à sociedade a custos mais baixos, pois permitem o compartilhamento, reuso e intercâmbio de dados e recursos tecnológicos. Isto é chamado de interoperabilidade.

Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, o principal desafio de TIC no âmbito governamental pode ser resumido na palavra orquestração. “Para que possamos ter uma prestação de serviços ao cidadão mais efetiva, precisamos fazer os músicos tocarem juntos. Nesse contexto, as soluções de TIC são os músicos da orquestra, o maestro é a governança e a partitura é a interoperabilidade. A ePING cumpre seu papel nesse cenário ao definir os padrões que são as notas da nossa partitura", explica.

O objetivo da página é resgatar momentos históricos nesse aniversário de dez anos de criação, ampliar o uso da arquitetura e demonstrar como governo brasileiro consolidou a ePING para estabelecer políticas e especificações técnicas que permitem a prestação de serviços de governo eletrônico (eGOV) de qualidade à sociedade. No ambiente, é possível encontrar ainda depoimentos, sanar dúvidas e orientações para o envio de contribuições para os padrões.

Após dez anos, a ePING é composta atualmente por 165 padrões. Desde a sua criação, mais de 70 órgãos públicos federais, estaduais e municipais participaram da construção das versões da ePING.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.