Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Órgãos públicos federais debatem Tecnologia da Informação em São Paulo

Notícias

Órgãos públicos federais debatem Tecnologia da Informação em São Paulo

publicado: 21/08/2012 16h27 última modificação: 26/07/2016 15h45

Com o intuito de integrar e interagir com os órgãos do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) localizados fora de Brasília, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) realizará, nesta quarta-feira, 22, o 1º encontro do SISP na cidade de São Paulo. O encontro acontece dentro da programação do 15º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – CONIP.

De acordo com o secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, a realização do encontro do SISP no CONIP tem a finalidade de aproximar os gestores de TI dos órgãos que não estão sediados em Brasília ou aqueles que possuem unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. “O objetivo principal é discutir e compartilhar as iniciativas desenvolvidas pelo ministério, bem como apresentar projetos de interesse dos órgãos”, afirma Souza

Na programação do encontro, os participantes terão a oportunidade de interagir com os palestrantes em temas como padronização, inovação e contratações de TI, serviço eletrônico e acessibilidade e segurança da informação.

O SISP é a estrutura de governança pública utilizada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de Tecnologia da Informação (TI) na administração direta, autárquica e fundacional. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG) é o órgão central do sistema.

CONIP

Durante o CONIP, o secretário participará de um painel sobre dados abertos. Para Souza, a Lei de Acesso à Informação (LAI - lei nº 12.527, de novembro de 2011) estimula a participação de entidades civis e sociedade a buscarem informações sobre os programas de governo. “Novas oportunidades de serviços ao cidadão virão com a maior informatização dos processos de gestão pública”, complementa.

Lançado no início de maio, o Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br) pretende, num prazo de três anos, disponibilizar informações dos órgãos públicos federais e assim ser uma fonte de subsídio para pesquisadores, empresas, comunidade de Tecnologia da Informação (TI), gestores públicos e ser também acessado pela sociedade em geral.

O congresso é um evento de governo eletrônico que reúne gestores públicos responsáveis pelos projetos de modernização da gestão governamental e fornecedores de soluções de TI para governos.

O CONIP será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Para informações sobre o evento e a programação completa, acesse:www.conip2012.com.br - link indisponivel

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão