Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Órgãos públicos aprovam plano de execução da estratégia de TI

Notícias

Órgãos públicos aprovam plano de execução da estratégia de TI

Novo documento terá validade para o setor até 2015

publicado: 10/12/2012 03h00 última modificação: 20/04/2016 10h51

Brasília, 10/12/12 - O Plano de Execução da nova Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) foi aprovado nesta segunda-feira, 10, durante a reunião da Comissão de Coordenação do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). A EGTI tem o objetivo de orientar as ações de gestão e governança de TI dos órgãos públicos integrantes do SISP entre 2013 e 2015. O Ministério do Planejamento (MP) é o órgão central do sistema, que é formado por 218 instituições.

De acordo com o secretário-adjunto de logística e tecnologia da informação, José Renato Corrêa de Lima, a condução das políticas públicas depende da modernização da gestão. "O planejamento estratégico na área de TI é de extrema importância para a melhoria da qualidade dos serviços que o setor público deve entregar à sociedade", complementa.

Nove objetivos estratégicos compõe esse plano. Entre eles estão ações e projetos voltados para melhorar continuamente a prestação de serviços e transparência de informações à sociedade; garantir a segurança da informação e comunicação; e aperfeiçoar a gestão orçamentária e de pessoas de TI. Foram incluídos, ainda, temas que tratam da gestão do conhecimento e integração e comunicação do SISP.

O SISP é a estrutura de governança pública utilizada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TI na administração direta, autárquica e fundacional. A secretaria de logística e tecnologia da informação representa o ministério como órgão central do sistema.

Representantes do Ministério da Saúde (MS), Ministério das Comunicações (Minicom), Ministério da Defesa (MD) e da Secretaria-Geral da Presidência da República estiveram presentes na reunião que definiu o plano. No total, 13 entidades do sistema participaram.

O plano de execução da EGTI está disponibilizado para a sociedade no portal do SISP.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão