Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Órgãos participam da 1ª Reunião de Comissão de Coordenação da ePING

Notícias

Órgãos participam da 1ª Reunião de Comissão de Coordenação da ePING

Ação prevê a integração entre os diversos sistemas governamentais

publicado: 22/04/2015 01h00 última modificação: 12/05/2016 15h10

Representantes de nove órgãos públicos participaram na tarde da última sexta-feira (17) da 1ª Reunião de Comissão de Coordenação dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING) em 2015. A arquitetura ePING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal. As ações da comissão são coordenadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, abriu a reunião defendendo um papel mais ativo da arquitetura para que os órgãos públicos consigam prestar melhores serviços governamentais à sociedade. “A atuação da ePING está alinhada ao Programa Bem Mais Simples Brasil, lançado pela Presidenta Dilma Roussef em fevereiro, e a simplificação dos serviços governamentais prevê uma integração entre os diversos sistemas”, afirma Heckert.

Os padrões estabelecidos pela arquitetura são o alicerce para o fornecimento de melhores serviços à sociedade a custos mais baixos, pois permitem o compartilhamento, reuso e intercâmbio de recursos tecnológicos. Desde a sua criação, mais de 70 órgãos públicos federais, estaduais e municipais participaram da construção das versões. Atualmente, ela é composta por mais de 180 padrões.