Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Órgãos debatem a importância da TI na Administração Pública Federal

Notícias

Órgãos debatem a importância da TI na Administração Pública Federal

A TI estratégica nas organizações é o tema do seminário

publicado: 13/11/2012 14h11 última modificação: 20/04/2016 10h49

Brasília, 13/11/12 – Cerca de duzentos servidores públicos discutem, nesta terça-feira, 13, durante o Seminário Anual do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), a importância estratégica do setor para a administração pública federal. O evento, realizado na Escola de Administração Fazendária (ESAF), tem o objetivo de fazer um balanço das ações do sistema neste ano e ampliar a participação dos órgãos.

Para o secretário-adjunto de logística e tecnologia da informação, José Renato Corrêa de Lima, o seminário é importante para discutir os caminhos do SISP e o futuro da TI no governo federal. “Esta reunião tem dois objetivos: fazer um balanço de até onde chegamos, no que evoluímos e nos prepararmos também para o futuro, nesta nova agenda”, explica.

Durante o evento, os participantes debaterão temas da área como Governo Eletrônico (e-GOV), segurança da informação, contratações de TI, software público e também os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING), que será tema de audiência pública. Além disso, terão a oportunidade de conhecer os desafios e as oportunidades geradas pela nova Estratégia-geral de Tecnologia da Informação (EGTI). O objetivo desta publicação é orientar as ações de gestão e governança de TI dos órgãos públicos integrantes SISP entre os anos de 2013 e 2015.

O SISP é a estrutura de governança pública utilizada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TI na administração direta, autárquica e fundacional. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) é a unidade central do sistema.

DADOS ABERTOS
Os analistas em Tecnologia da Informação irão conhecer, nesta quarta-feira, 14, durante o evento, o Plano de Ação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA). A INDA tem o objetivo de promover a divulgação e a publicidade de dados e informações da administração pública federal, pois é a metodologia utilizada pelos órgãos para divulgar os dados de maneira aberta no Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br).

Esse plano de ação possui três objetivos principais. São eles: auxiliar as organizações a cumprir a Lei de Acesso à Informação, no que se refere à transparência ativa pela publicação de dados governamentais abertos; nortear os órgãos quanto à estratégia e política de abertura de dados na administração pública federal em 2013 e 2014; e servir como base para criação de planos de publicação de dados abertos na INDA.

Confira a programação do evento na página do SISP.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão