Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina qualifica técnicos para uso da ferramenta GOVDATA

Notícias

Oficina qualifica técnicos para uso da ferramenta GOVDATA

Plataforma irá integrar bases de informações e aperfeiçoar políticas públicas

publicado: 21/06/2017 09h45 última modificação: 21/06/2017 09h45
Foto da primeira oficina do GovData, ocorrida no dia 20 de junho de 2017 na Escola Nacional de Administração Pública.

Foto da primeira oficina do GovData, ocorrida no dia 20 de junho de 2017 na Escola Nacional de Administração Pública.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), em parceria com o Serviço Federal de processamento de Dados (Serpro) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) promovem, hoje (20) e amanhã (21), a 1ª turma do Workshop da Plataforma de Análise de Dados (GovData), na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O objetivo da oficina é apresentar a ferramenta para os técnicos dos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) para que estes façam a adesão à Plataforma GovData - ambiente que irá otimizar o monitoramento de políticas públicas, facilitar a análise da concessão ou pagamento de benefícios e também simplificar a oferta de serviços públicos.

Mais de 20 profissionais participam do Workshop, que aborda o GovData e seus componentes e explora as bases de dados disponibilizadas. De acordo com Civio Oliveira, líder do Projeto na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/MP), “30 bases de dados serão disponibilizadas nesta etapa da iniciativa, assim, informações sobre CPF, Bolsa Família, CNPJ e INSS, por exemplo, estarão em uma mesma plataforma, gerando economia para os órgãos públicos e o devido acompanhamento de políticas já existentes, ou de outras que ainda possam ser criadas”.

O Workshop tem carga horária de 8h, dividida em dois períodos de 4h, e realizará uma segunda turma nos dias 4 e 5 de julho. Para Leonardo França, analista de TI da Anatel que participa da Oficina, o principal ganho da ação, além da disponibilização de informações, é a possibilidade de reduzir custos para a aquisição de plataformas por parte dos órgãos.

Para participar, os técnicos e gestores do Sisp devem acessar: http://www.planejamento.gov.br/govdata

Sobre o GovData

A Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData) tem o objetivo de simplificar o acesso, compartilhamento e avaliação de gestores públicos a diferentes dados governamentais. A nova plataforma é uma das ações resultantes do Decreto nº 8.789, que dispõe sobre o compartilhamento de bases de dados na administração pública federal.

No novo ambiente digital, será possível ter acesso a diferentes bases de dados, infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e também às ferramentas necessárias para realizar o cruzamento de informações. Tudo isto em uma única plataforma. A solução possibilita auxilia o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas, permite o reuso das informações, racionaliza o gasto público e amplia a oferta de serviços públicos digitais.

Foto: Fabiana Gomes/MP

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.