Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina para Inclusão Digital chega à 9ª edição

Notícias

Oficina para Inclusão Digital chega à 9ª edição

publicado: 17/06/2010 17h03 última modificação: 22/07/2016 14h24

O Governo Federal realiza entre os dias 22 e 24 de junho, em Brasília, a 9ª Oficina para Inclusão Digital. Realizado desde 2001, o evento faz parte das ações governamentais de coordenação e fomento às atividades na área de inclusão digital. O objetivo é debater ações e projetos voltados à ampliação do acesso da população brasileira às tecnologias da informação e comunicação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo portal www.oficina.inclusaodigital.gov.br/ - link indisponivel

A oficina reunirá monitores de telecentros, representantes de instituições de apoio à inclusão digital, gestores de projetos governamentais e privados, membros de conselhos gestores, além de profissionais, estudantes e pesquisadores da área. Durante três dias, os participantes debaterão estratégias e poderão sugerir propostas de políticas públicas e de diretrizes de acesso e uso das tecnologias digitais. O eixo fundamental das discussões é a promoção de ações concretas para a inclusão social.

O evento é realizado no momento em que governo, sociedade e iniciativa privada discutem a implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), cujo objetivo é universalizar a internet de alta velocidade para cidadãos, instituições do governo, entidades da sociedade civil e empresas. Com essa iniciativa, o governo promove oportunidades, desconcentra renda e incorpora os cidadãos excluídos desse serviço. A meta é expandir de 11,9 milhões para cerca de 40 milhões o número de domicílios com esse tipo de conexão até 2014.


Telecentros

A oficina também debaterá as ações do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR), que prevê a criação de três mil novos centros públicos de acesso à internet em 2010. A programação contempla ainda a Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, além de um balanço das ações realizadas no país de 2001 a 2010. Para ver a programação, acesse http://oficina.inclusaodigital.gov.br/files/2010/Grade_9OficinaID.pdf - link indisponivel

A 9ª Oficina para Inclusão Digital é organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI), em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, atualmente coordenado pela Dataprev, e pelas instituições Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), Cidadania Digital, Coletivo Digital, Projeto Saúde & Alegria e Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (IPSO).


9ª Oficina para Inclusão Digital
Local
: Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília
Data: 22 a 24 de junho
Inscriçõesoficina.inclusaodigital.gov.br - link indisponivel
Emailoficinainclusaodigital@gmail.com
Twitter: OficinaID
Bloghttp://oficina.inclusaodigital.gov.br/blog/ - link indisponivel