Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina detalha dados abertos a técnicos do governo federal e sociedade civil

Notícias

Oficina detalha dados abertos a técnicos do governo federal e sociedade civil

Transparência ativa também foi debatida durante evento

publicado: 11/12/2012 03h00 última modificação: 20/04/2016 10h51

Brasília, 11/12/2012 – Cerca de 80 técnicos responsáveis pelos sistemas de informação do governo federal e pela implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) estiveram reunidos nesta terça-feira (11), na sede do Ministério do Planejamento (MP), em Brasília. O motivo do encontro foi a realização da primeira Oficina Técnica de Publicação de Dados Abertos e Transparência Ativa, promovida pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) em parceria com o escritório do W3C Brasil.

A oficina detalha as técnicas e mecanismos necessários à implementação de uma política de dados abertos nas instituições interessadas. São informações sobre a seleção de dados, a definição de formatos, a implementação da arquitetura da informação, entre outros. “É interessante abrir espaço para que a sociedade diga o que é de seu interesse. O usuário final é quem define os dados em que ele tem interesse”, explicou Nitai Bezerra da Silva, analista em tecnologia da informação do Ministério do Planejamento.

INDA 
Para além da discussão sobre transparência, acesso à informação e controle social, a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) estimula a abertura dos dados disponibilizados pelo governo federal para que possam ser reutilizados pela sociedade civil. “Dados sobre turismo, por exemplo, podem ser úteis para que um comerciante abra um negócio”, explicou Nitai.

Mais informações sobre a INDA podem ser encontradas no Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br). O objetivo do sítio é funcionar como uma referência de catálogo para esses dados do governo federal. Na metodologia usada no ambiente virtual, os dados são abertos por permitirem livremente a sua utilização, cruzamento, reúso e compartilhamento por qualquer pessoa.

Também participaram da primeira Oficina Técnica de Publicação de Dados Abertos e Transparência Ativa as especialistas Yasodara Córdova e Caroline Burle, do W3C Brasil. Todos os slides com as apresentações utilizadas pelos palestrantes estão disponíveis na página do Grupo de Trabalho da INDA.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão