Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novos aplicativos já estão disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro

Notícias

Novos aplicativos já estão disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro

Três ferramentas foram adicionadas hoje no sítio e podem ser baixadas gratuitamente

publicado: 16/12/2016 17h44 última modificação: 16/12/2016 17h44

Três novas soluções foram adicionadas hoje (15) ao Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Os softwares Noosfero Gov, Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE) e Sistema de Monitoramento do Usuário da Rede de Proteção Social (Sismurps) já estão disponíveis para download gratuito por gestores, servidores, academia e sociedade. O SPB é gerenciado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e conta agora com 72 aplicativos.

“A inclusão de novas soluções no portal demonstra a preocupação do Ministério em fornecer ferramentas de tecnologias que simplifiquem e melhorem a gestão pública”, disse Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP. De acordo com ele, o compartilhamento de aplicativos entre os órgãos também reduz os gastos da administração pública.

Noosfero Gov é voltado para a criação de redes sociais. Pode ser utilizado na criação de blogs, áreas de discussão, portfólios online e agendas de evento, por exemplo. Além do próprio SPB, o aplicativo é o programa base do Participa.BrPortal da JuventudeVocê.MJColabora.gov.br e Dialoga Brasil.

Já o SGCE permite a criação, gestão e validação de certificados eletrônicos para eventos, cursos e outras atividades acadêmicas. O seu uso permite um controle eficaz sobre a emissão e validação desses documentos. Como todo o processo é realizado pela internet, os usuários da ferramenta economizam recursos com impressão e envio de certificados.

A terceira solução adicionada ao SPB é o Sismurps. Quando o software foi criado, em 2008, o objetivo era ser um sistema integrado e compartilhado de informações online, com atualizações em tempo real. Possibilita, por exemplo, a partir da adoção do Cartão SUS, a criação do cadastro único de identificação do usuário. Com o tempo e a versatilidade da ferramenta, o Sismurps é hoje também utilizado por diversos setores na gestão municipal.

Evento

Para debater inovações nas políticas de software público e livre no governo federal, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) realiza nesta sexta-feira (16) o evento “Softwares Públicos e Livres - Desafios e Oportunidades”. O seminário acontecerá, a partir das 9h, no auditório térreo do bloco K do MP. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponibilizado no SPB.


Criado em 2007, o SPB foi totalmente reformulado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) em 2015.