Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo roteiro para o futuro das publicações está em andamento: W3C e IDPF estão agora oficialmente unificados

Notícias

Novo roteiro para o futuro das publicações está em andamento: W3C e IDPF estão agora oficialmente unificados

Publishing@W3C anuncia como iremos ler, criar, publicar e descobrir conteúdos e serviços no futuro através das tecnologias Web.

publicado: 09/03/2017 14h45 última modificação: 09/03/2017 14h45

Leia os depoimentos

Traduções / W3C Arquivo de Press Release

A visão para o alinhamento das tecnologias de Editoração e da Web e a criação de um novo mapa para o futuro da editoração foram oficializadas em fevereiro com o anúncio de que o World Wide Consortium (W3C) e o International Digital Publishing Forum (IDPF) realizaram a fusão de suas organizações. O W3C é uma organização internacional de padrões que desenvolve os pilares de tecnologias Web tais como HTML, CSS, SVG, XML e WCAG. O IDPF desenvolveu o padrão EPUB, utilizado globalmente em e-books acessíveis e em publicações digitais.

Sir Tim Berners-Lee, inventor da Web e Diretor do W3C, compartilhou pela primeira vez sua visão sobre o futuro da editoração na Web em maio de 2016, durante o evento DigiCon, do IDPF. Na ocasião, as duas organizações anunciaram publicamente planos de explorar uma unificação para acelerar o alinhamento de ambas tecnologias.

Os membros do IDPF, por ampla maioria (88%), aprovaram o plano, e a Diretoria do IDPF e do W3C concluíram a negociação. O acordo também abrange um número inédito de organizações, inclusive a maior parte dos membros do IDPF, além de diversas editoras de grande porte que não são membros do IDPF as quais assumiram compromissos livres de royalties para assegurar que o futuro do EPUB e da Plataforma Web Aberta de editoração não seja onerado por patentes.

“O W3C está muito entusiasmado em absorver o conhecimento da indústria de editoração, que possui uma rica tradição de excelência no desenvolvimento de diversas formas de conteúdo para livros, revistas, jornais, materiais educacionais e publicações acadêmicas”, diz Jeff Jaffe, CEO do W3C. E acrescentou: “Ao trabalharmos juntos, a Publishing@W3C produzirá novas capacidades e recursos instigantes para o futuro da editoração, da produção autoral e da leitura através da utilização das tecnologias Web.

Jaffe também acrescentou que, ao participarem das atividades do W3C, as organizações de editoração conhecerão inovações provenientes de outras indústrias - tais como as indústrias de música e entretenimento – cujas tecnologias, como é o caso da editoração, antecedem a era da Web. No futuro, os autores de livros poderão tranquilamente incorporar recursos da Web, tais como os links para documentos dinâmicos, de pesquisa e de multimídia.

George Kerscher, Diretor de Inovações do Daisy Consortium e presidente do IDPF desde 2010, comentou: “Ao unificarmos as nossas organizações não estamos somente alinhando nossos mapas tecnológicos, mas estamos também acelerando a adoção de conteúdo nativamente acessível e compatível com toda forma de publicação, quer você esteja lendo na Web ou offline”.

O mapa Publishing@W3C  inclui planos para o lançamento de novos padrões ainda este ano, que irão se concentrar tanto no acesso online quanto offline para publicações digitais. Isto significa que alguém que estiver lendo em um equipamento não conectado à Web poderá ainda assim interagir e reter informações quando estiver novamente conectado à rede – e vice versa.

Com o objetivo de assegurar a manutenção e o avanço da adoção do EPUB, o W3C está configurando em separado um Grupo Comunitário EPUB (3.1). Este grupo é gratuito e aberto à participação de todas as pessoas.

O W3C também está planejando explorar o cumprimento da próxima geração dos requerimentos do EPUB em um Grupo de Trabalho sobre Publicações. O próximo EPUB Summit acontecerá entre 09 e 10 de março em Bruxelas, na Bélgica.

O Grupo W3C sobre Negócios Editoriais (W3C Publishing Business Group), criado recentemente, realizará seu primeiro encontro presencial na segunda-feira de 13 de março, em Londres, Reino Unido, um dia antes da abertura da Feira de Livros de Londres. A participação no Grupo do W3C sobre Negócios Editoriais é aberta aos membros do IDPF e do W3C, além de outras organizações interessadas que desejem juntar-se a este grupo. O Grupo sobre Negócios Editoriais será o ponto focal para a comunidade endereçar suas necessidades e requisitos, e servir como um fórum para as discussões da indústria.

O W3C nomeou Bill McCoy para supervisionar uma transição tranquila dos antigos membros do IDPF e outras organizações interessadas do ecossistema editorial para o W3C. McCoy foi anteriormente Diretor Executivo do IDPF. A Diretoria anterior do IDPF assumirá novas funçõesno Comitê Executivo de Editoração do W3C, fornecendo direcionamento estratégico e articulação com a comunidade editorial e os diversos grupos do Publishing@W3C. Para mais informações sobre a participação nas atividades do Publishing@W3C, entre em contato com Alan Bird - Líder de Desenvolvimento de Negócios Globais em abird@w3.org.

Sobre o World Wide Web Consortium

A missão do World Wide Web Consortium (W3C) é conduzir a Web a seu potencial máximo através da criação de diretrizes e padrões técnicos que assegurem que a Web permaneça aberta, acessível e interoperável para todos em todo o mundo. Os padrões HTML5 e CSS do W3C são os pilares tecnológicos sobre os quais todas as páginas Web são construídas. O W3C recebeu um Emmy Award em 2016 por seu trabalho tornando os vídeos online mais acessíveis através de captions e legendas.

A visão do W3C por “One Web” congrega milhares de tecnólogos dedicados que representam mais de 400 organizações - membro, além de dezenas de setores da indústria. Em termos organizacionais, o W3C é gerenciado conjuntamente pelo MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (MIT CSAIL) nos Estados Unidos, pelo European Research Consortium for Informatics and Mathematics (ERCIM) sediado na França, pela Keio University no Japão e pela Beihang University na China. Para mais informações acesse: https://www.w3.org/

EPUB é uma marca registrada do W3C.

Contatos de Imprensa

Karen Myers, W3C <w3t-pr@w3.org>

Celular: 1.978.502.6218

Depoimentos

AdobeAntenna HouseApex Content and Media SolutionsAscend LearningAssociazione Italiana Editori AIEBenetechEDRLabSyndicat National de l’EditionVitalSource Ingram Vivliostyle Inc.Wiley

Adobe

Como líder em autoria e editoração de conteúdos criativos, a Adobe está satisfeita com a fusão do W3C e o IDPF. A Adobe já vem trabalhando com ambas as organizações para trazer técnicas de editoração profissionais para a Plataforma Web Aberta e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto na elaboração de um mapa para o futuro da editoração. O trabalho em Publicações Web servirá para dar continuidade aos esforços do W3C para moldar a forma como o conteúdo é entregue – de publicações clássicas a documentos, ou qualquer conteúdo destinado à distribuição.

Leonard Rosenthol, Cientista-Chefe Sênior, Adobe

Antenna House

A Antenna House saúda a fusão plena do W3C e o IDPF, que unificará a Web e o EPUB sob um único guarda-chuva e irá lidar com as limitações atuais provenientes do cenário anterior, quando havia dois esforços em separado. Desde 2011 a Antenna House vem oferecendo um Serviço de Autoria na Nuvem para Livros Universais (CAS-UB), capaz de produzir PDF, EPUB e Web a partir de uma única fonte e seremos fortemente beneficiados pela fusão entre o W3C e o IDPF.

Tokushige Kobayashi, Presidente, Antenna House Inc

Apex Content and Media Solutions

Este é um divisor de águas na evolução do ecossistema de editoração. Com o avanço da publicação digital, a flexibilidade do formato e a interoperabilidade de conteúdos tornaram-se essenciais. É necessário que o conteúdo se mova entre os setores de forma fluida – entre livros, jornais, revistas, educação e treinamento – e adapte-se aos formatos em que os usuários desejem consumi-lo, seja online ou offline. As tecnologias da Web Aberta desenvolvidas e mantidas pelo W3C são o que faz tudo isso funcionar. O estabelecimento do EPUB, o formato no qual hoje a indústria de publicação digital confia, enquanto cidadã de primeira classe da Plataforma Web Aberta, fornece a melhor base possível para um futuro emocionante para todo tipo de editores.

Bill Kasdorf, Vice-Presidente e Diretor-Consultor

Ascend Learning

Como membro da diretoria do IDPF e dirigente de recursos de conteúdo e-learning eu celebro esta unificação entre o W3C e o IDPF, que pode ser considerada um marco histórico. Ambas as organizações vêm liderando o caminho em direção a um conteúdo de aprendizagem flexível, acessível e portátil. Ao combinar esforços de desenvolvimento e alinhar os mapas tecnológicos, a perspectiva de experiências de aprendizado ricas, interativas e personalizadas que produzam resultados mensuráveis é realmente brilhante. A Ascend Learning aguarda com expectativa os novos e formidáveis recursos que certamente surgirão dessa unificação.

Paul Belfanti, Vice-Presidente de Produção e Arquitetura de Conteúdo

Associazione Italiana Editori AIE

A missão do IDPF é estimular a adoção global de um padrão aberto, acessível e interoperável para promover e criar inovação no ecossistema de editoração digital. Com a unificação do W3C essa missão será fortalecida. Graças à integração das habilidades editoriais e tecnológicas das duas comunidades envolvidas, será possível alcançar mais efetivamente os resultados necessários para permitir que todos os editores criem publicações digitais online e offline inovadoras, acessíveis e aptas a equipamentos móveis.

Cristina Mussinelli, Editora Digital

Benetech

A Benetech, membro de longa data tanto do W3C quanto do IDPF, tem trabalhado em estreita colaboração com ambas as organizações para estabelecer a aperfeiçoar os padrões de acessibilidade. Com a arquitetura EPUB do IDPF baseada nas tecnologias Web do W3C, a fusão do W3C e do IDPF auxiliará a acelerar a acessibilidade de futuras publicações, de forma a que estas não surjam apenas como publicações digitais, mas também como publicações acessíveis. A Benetech está entusiasmada para tomar parte nessa nova parceria conjunta e aguarda a chegada de um futuro brilhante e acessível.

Brad Turner, Vice-Presidente de Alfabetização Global, Benetech

EDRLab

O European Digital Reading Lab (EDRLab) está animado com a perspectiva de participar da evolução dos padrões de editoração e tecnologias associadas junto aos especialistas de dois domínios complementares – a editoração e a Web. Desde 2015 promovemos a interoperabilidade e acessibilidade por meio da  ampliação do uso do EPUB na Europa. Acreditamos que o apoio do W3C irá encorajar uma adoção maior do EPUB 3 para além da indústria de publicação de livros e talvez até posicionará o EPUB como O FORMATO de editoração ou de qualquer outro tipo de documento. Também nos sentimos confiantes de que o trabalho das Publicações Web Portáteis - tal qual iniciado pelos especialistas do W3C e IDPF no âmbito do DPUB IG - em associação com o trabalho da Fundação Readium sobre softwares de leitura modernos e de fonte aberta trará enormes benefícios aos leitores nos anos vindouros – o que inclui as pessoas que apresentam alguma deficiência relativa à leitura de materiais impressos.

Laurent Le Meur, Diretor de Tecnologia, EDRLab

(Associação de Editores Franceses)

O Grupo de Trabalho Digital do Syndicat National de l'Edition (Associação de Editores Franceses) saúda a unificação IDPF-W3C. Os editores franceses apoiam com ênfase o formato EPUB como um dos elementos-chave do ecossistema e-book aberto e interoperável  por eles promovido. Esta é uma oportunidade única para a comunidade EPUB, familiarizada com os padrões Web, de enriquecer-se em contato com outros grupos W3C e beneficiar-se de suas habilidades e seus avanços específicos. Em contrapartida o W3C se beneficiará de um know-how valioso acumulado ao longo dos anos no mundo da editoração de livros, principalmente no que se refere às “artes da legibilidade”.

Virginie Clayssen, Presidente do Grupo de Trabalho Digital

VitalSource Ingram

Como participante dos grupos de trabalho que conduziram ao EPUB 2, EPUB 3 e EPUB 3.1 e como um líder na indústria na implementação de soluções para disponibilizar conteúdos EPUB e ferramentas de autor a aprendizes em todo o mundo, estamos exultantes com este novo passo em direção à viabilização de soluções Web abertas. A unificação do W3C e do IDPF alinha os objetivos, as necessidades e os requisitos de usuários ao redor do globo. A VitalSource está comprometida em fornecer soluções cada vez mais qualificadas aos nossos criadores de conteúdo, parceiros e usuários finais, soluções estas baseadas no trabalho do W3C e do IDPF; assim como estamos entusiasmados em dar continuidade à nossa liderança nessa área.

Rick Johnson, Vice-Presidente de Estratégias de Produto, VitalSource

Vivliostyle Inc.

A Vivliostyle acredita que a fusão entre o W3C e o IDPF acelera o progresso futuro das tecnologias digitais de editoração. Esta fusão impacta positivamente a Vivliostyle, uma vez que nossos produtos são softwares baseados no navegador de forma a criar visualizações paginadas de documentos em HTML. A Vivliostyle já participou do desenvolvimento do CSS no âmbito do W3C e nossos conselheiros contribuíram com o desenvolvimento do EPUB no âmbito do IDPF. Continuamos a contribuir com a padronização nessa área e concomitantemente seguiremos com o desenvolvimento de softwares de editoração baseados na Web.

Shinyu Murakami, Fundador e Diretor de Tecnologia, Vivliostyle Inc.

Wiley

A Wiley está exultante em testemunhar a fusão dessas duas organizações. Podemos agora voltar a nos concentrar mais na publicação como meio de compartilhar e comunicar o conhecimento e menos na labuta para nos adaptar à multiplicidade de novos equipamentos e modalidades. Acreditamos que os padrões das duas organizações se sobrepõem mais do que divergem. Estamos ansiosos pela continuidade da evolução da editoração, seja onde ocorrer.

Patrick Johnston, Diretor de Arquitetura de Plataforma, Tecnologia de Produto

Translations | W3C Press Release Archive

Traduções / Arquivo de Press Release

 Fonte: matéria replicada do site da W3C Brasil