Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo contrato garante acesso à internet em áreas remotas

Notícias

Novo contrato garante acesso à internet em áreas remotas

Nos próximos quatro anos, até 31 mil pontos de acesso devem ser conectados à rede mundial de computadores

publicado: 01/09/2014 01h00 última modificação: 24/06/2016 09h00

O programa Gesac, que promove o acesso à internet gratuita principalmente em localidades isoladas, passou a ser operado nesta semana pelo consórcio de empresas vencedoras do pregão realizado no final de 2013. Com isso, foi realizada uma migração que atingiu 4,8 mil pontos de acesso em todo o país.

O novo contrato, com duração de 4 anos, prevê incialmente a instalação de 18 mil pontos de conexão, mas pode ser ampliado. "Podemos expandir as contratações e chegar a 31 mil pontos", destaca o diretor de Infraestrutura para Inclusão Digital do MiniCom, Américo Bernardes.

Essas conexões vão atender telecentros, postos de fronteira, comunidades indígenas e quilombolas isoladas. Em escolas rurais, serão 3 mil pontos de conexão. Com a adesão do Ministério da Saúde, 10 mil unidades básicas de saúde também passarão a ter acesso à rede mundial de computadores por meio do programa.

Criado em 2003, o programa Gesac garante o acesso gratuito à internet com conexões via satélite e também por conexões terrestres. As regiões Norte e Nordeste concentram 75% dos pontos ofertados. Pelo menos 1 milhão de brasileiros são beneficiados pelo programa.

Fonte: Ministério das Comunicações.