Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova solução digital de governo ajuda a combater fraudes

Notícias

Nova solução digital de governo ajuda a combater fraudes

Plataforma de tecnologia também racionaliza o gasto público e amplia oferta de serviços públicos

publicado: 08/05/2017 13h06 última modificação: 08/05/2017 13h17
Foto do evento de inauguração do GovData no Auditório do Ministério do Planejamento

Foto do evento de inauguração do GovData no Auditório do Ministério do Planejamento

Descobrir se uma pessoa que já faleceu continua recebendo um benefício social ou fazer o cruzamento de dados de programas sociais com renda de cidadãos de forma rápida, prática e precisa, combatendo assim possíveis fraudes. Estes são alguns dos objetivos da Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData). A solução digital foi lançada, nesta sexta-feira (5), pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

A nova solução digital também possibilita o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas, racionaliza o gasto público e amplia a oferta de serviços públicos digitais. “A GovData é uma preciosa ferramenta de tecnologia para o gestor público. O uso dos dados fornecidos na plataforma permitirá uma análise mais ágil das políticas públicas, como na concessão ou pagamento de benefícios sociais”, exemplifica o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Dyogo Oliveira. A nova plataforma é uma das ações resultantes do Decreto nº 8.789, que dispõe sobre o compartilhamento de bases de dados na administração pública federal.

Para implantar a GovData, o MP analisou diversos contratos vigentes. Entre eles foi realizada uma simulação do novo modelo em uma contratação do próprio ministério somente para base de dados. A análise resultou em uma possível economia de R$ 22 milhões para os cofres públicos. Esta redução pode ser ainda maior, pois mais de 200 órgãos poderão utilizar a plataforma.

Além das bases de dados, também estarão disponíveis, no novo ambiente digital, a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e também as ferramentas necessárias para realizar o cruzamento de informações. “Nosso objetivo é simplificar o dia a dia do gestor público, que poderá focar o seu trabalho em entregas para o cidadão brasileiro”, disse Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP.

A solução disponibiliza, atualmente, as 20 bases de dados mais acessadas do governo federal. Entre elas está o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). No próximo mês de agosto, estarão disponíveis mais dez bases e, até o fim do ano, esse número deve aumentar com a inclusão de novas bases de dados de órgãos que aderirem à solução.

A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, explica que a GovData utiliza os conceitos de big data e analytics para integrar e concentrar as principais bases do governo federal em uma única plataforma. “Esta plataforma gera informações estratégicas por meio de ferramentas de descoberta e mineração de dados e de análises estatísticas e cognitivas. Desta forma, o cruzamento e a comparação das informações podem ser feitas de forma robusta, apoiando a elaboração e o acompanhamento da execução de políticas públicas”, destaca Glória. Segundo ela, a solução trará padronização e economia com a concentração em um único ambiente.

A GovData está disponível para todos os órgãos federais. Para ter acesso às bases, no entanto, os órgãos responsáveis pelos dados precisarão autorizar seu uso, mantendo assim a segurança e o sigilo das informações. Para mais informações sobre como fazer a adesão à plataforma, entre em contato com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) pelo seguinte endereço eletrônico: govdata@planejamento.gov.br.

Benefícios da GovData

• Facilita o cruzamento de dados, ao reunir em uma única plataforma diferentes bases de governo

• Simplifica o acesso e a valiação de gestores públicos a informações governamentais

• Permite a troca de informações entre os órgãos aderentes à solução

• Auxilia o desenvolvimento e o monitoramento de políticas públicas

• Propicia economia nos custos de armazenamento, processamento e análise de dados

• Favorece processos de controle e auditoria

• Possibilita a melhoria contínua dos cadastros governamentais

 

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Foto: Gleice Mere/Ministério do Planejamento