Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NIC.br oferece curso a distância sobre IPv6

Notícias

NIC.br oferece curso a distância sobre IPv6

Focado em profissionais de empresas usuárias da Internet, o treinamento será gratuito

publicado: 22/04/2013 01h00 última modificação: 05/08/2016 15h31

O NIC.br, por meio do CEPTRO.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações), oferece a partir de agora uma versão dos cursos de IPv6 usando uma metodologia de Educação a Distância (EaD).

Desde 2009, o departamento vem dedicando esforços na elaboração de projetos técnicos e de orientação sobre o IPv6 e, com isso, tornou-se referência sobre o assunto no País. Antonio Moreiras, gerente da área de Projetos do NIC.br, esclarece que a oferta desses cursos foi ampliada por conta da proximidade do esgotamento do IPv4, prevista para 2014. “É necessário implantar o IPv6 nas redes e serviços corporativos, em especial naqueles expostos na Internet, como websites, serviços de e-commerce, e-banking, e-gov, e-mail, etc. Por isso, criamos mais essa opção, agora em EaD ", observa Moreiras.

Indicado a profissionais de Redes ou Tecnologia da Informação em empresas ou instituições usuárias da Internet, além de professores e estudantes da área, os cursos terão duração de sete semanas. Haverá duas aulas online ao vivo, cada uma com duração de uma hora e meia, nas quais a participação é obrigatória. Orienta-se que os participantes disponham ainda de cerca de 6h extras por semana para que possam estudar o material, realizar os exercícios teóricos, a prática no laboratório virtual, e participar das discussões por e-mail. Um certificado de participação será emitido pelo NIC.br, desde que o aluno tenha 75% de presença nas aulas ao vivo e participação satisfatória nas demais atividades.

A primeira turma terá início no dia 07 de maio. Mais informações podem ser obtidas em ipv6.br/ead/-Link indisponivel.

Outros formatos Desde 2009, o CEPTRO.br oferece um curso básico, em formato e-learning, para estudo individual. Com duração de aproximadamente quatro horas, o curso está disponível em: ipv6.br/curso/-Link indisponivel.

Existe também a opção presencial. Até o momento, o curso de 36 horas, que inclui teoria e prática, foi ministrado para mais de 2700 profissionais. O público é composto por técnicos, analistas e engenheiros de redes, bem como funcionários dos principais provedores de acesso e serviços na Internet, de universidades e órgãos do governo. O material didático desta modalidade também está disponível gratuitamente em ipv6.br/download/-Link indisponivel.

Todos os cursos e seus respectivos materiais didáticos são gratuitos.

Fonte: Imprensa NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação