Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NIC.br convida gestores de TI para conhecer e discutir a implantação do IPv6

Notícias

NIC.br convida gestores de TI para conhecer e discutir a implantação do IPv6

publicado: 12/08/2013 01h00 última modificação: 05/08/2016 16h04

Há alguns anos, era comum que as redes das empresas funcionassem com diversos tipos de tecnologia. Aos poucos, as aplicações de dados, e mesmo voz, convergiram para o protocolo IP, o mesmo utilizado na Internet. Com a implantação do IPv6, sua nova base tecnológica, uma grande mudança está em curso na Internet.

Para conversar sobre como essa mudança afeta a área de Tecnologia da Informação das empresas e trocar experiências com empresários e gestores de TI, o NIC.br realizará no dia 13 de agosto, às 08h30, o evento IPv6 no Café da Manhã, com o tema IPv6 para gestores de TI.

As empresas que oferecem seus serviços ou produtos diretamente na rede, ou aquelas que colocam parte da sua própria infraestrutura de TI na nuvem, ou ainda aquelas organizações que simplesmente usam a Internet como fonte de informações, todas terão impacto na infraestrutura de TI corporativa com a adoção do IPv6. “Uma parte dos gestores de TI tem simplesmente ignorado a questão, o que pode gerar problemas e gastos desnecessários no futuro. Este evento tem o objetivo de promover o diálogo com os gestores sobre os pontos de atenção na fase de coexistência e transição entre IPv4 e IPv6”, diz Antonio Moreiras, gerente do projeto IPv6.br.

Moreiras também ressalta a importância de planejar a fase de transição: “Ao comprar novos equipamentos, softwares, ou contratar serviços, é preciso que os responsáveis pela gestão de TI de uma empresa considerem o suporte à nova versão do protocolo IP. Alguns chegam a comparar, com uma pitada de razão, o momento atual com aquele vivido no ano 2000, com o bug do milênio. Como há também implicações na área de segurança e no funcionamento dos websites e outros serviços disponíveis diretamente na Internet, em alguns casos é necessário considerar ações urgentes”, diz.

O IPv6 no Café da Manhã será gratuito e terá possibilidade de participação presencial ou através da transmissão ao vivo que será realizada na Internet durante o evento. As vagas são limitadas. Aqueles que desejarem comparecer à sede do NIC.br devem se inscrever em "ipv6.br/cafe/-Link indisponivel".

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em www.ceptro.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (www.cgi.br/principios). Mais informações em www.cgi.br/.

Fonte: NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação - imprensa@nic.br.