Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Município de Caçador (SC) informatiza gestão escolar

Notícias

Município de Caçador (SC) informatiza gestão escolar

Ação beneficiará cerca de oito mil alunos

publicado: 13/02/2015 03h00 última modificação: 27/07/2016 14h57

Cerca de oito mil alunos do município de Caçador (SC) foram beneficiados em 2015 pela implantação do software i-Educar. A solução, que está disponível no Portal do Software Público Brasileiro (SPB), possibilita a gestão das informações de ensino e pedagógicas das unidades escolares, como matrícula de alunos, notas, faltas, boletins e históricos escolares. O SPB é gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP).

Segundo o secretário de Educação da cidade, Paulo Roberto Gonçalves, o i-Educar foi implantado nas 16 escolas da área urbana de Caçador. “Além de melhorar o gerenciamento das informações escolares, vamos economizar em média R$ 250.000,00 por ano”, afirma Gonçalves. Antes da implantação da solução pública, o município localizado a 395 km da capital Florianópolis utilizava um software que exigia o pagamento de licenças de uso. 

 O i-Educar também permite o controle das unidades escolares, professores, servidores e o acompanhamento em tempo real das informações movimentadas pelas escolas. Em Caçador, foi implantado ainda um módulo para permitir que pais e alunos acessem pela internet informações da vida escolar. Matrícula, notas, faltas e até mesmo as ocorrências disciplinares estão disponíveis. 

Parauapebas

Localizado na Serra dos Carajás, no Pará, o município de Parauapebas também implantou este ano o i-Educar. Pela primeira vez na história educacional da cidade, as matrículas dos alunos novatos da rede municipal de ensino foram totalmente informatizadas. De acordo com dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, Parauapebas possui atualmente 153.908 habitantes. Destes, cerca de 43 mil estão em idade escolar. 

SPB

O SPB disponibiliza soluções públicas de tecnologia da informação sem a necessidade do pagamento de licenças. A política brasileira é reconhecida como uma das melhores práticas existentes no mundo para adoção de software livre no setor público. Atualmente, mais de 170.000 pessoas estão cadastradas no portal e mais de 60 soluções disponibilizadas. 

O i-Educar e outras soluções voltadas para a gestão municipal e também pública podem ser acessadas no SPB. Em caso de dúvidas, entre em contato com os técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) pelo seguinte endereço eletrônico: admin@softwarepublico.gov.br

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.