Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministra abrirá nesta terça-feira o Encontro Nacional de Tecnologia

Notícias

Ministra abrirá nesta terça-feira o Encontro Nacional de Tecnologia

publicado: 24/10/2011 11h24 última modificação: 20/04/2016 09h56

Brasília, 24/10/2011 – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, abrirá amanhã (terça, 25), às 9h, no Centro de Convenções Brasil 21 (Setor Hoteleiro Sul), o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação (TI), cujo foco principal é incentivar os municípios brasileiros a modernizarem a sua gestão.

 

Cerca de 3.800 pessoas – entre gestores municipais, usuários de soluções de Tecnologia da Informação e desenvolvedores de serviços do portal do Software Público – se inscreveram, com o objetivo de debater e divulgar inovações na área de TI, com enfoque no setor público.

Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza, o encontro vai enriquecer bastante o debate sobre a utilização da informática na administração pública.

“Esperamos efetivamente colocar os municípios brasileiros no rumo da modernização da gestão”, disse o secretário, lembrando que serão realizadas palestras como “Governança e TI no Setor Público” e “O impacto da TI na gestão pública”.

PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO

Souza defende ainda que os gestores devem aproveitar o encontro para conhecer as soluções do Portal do Software Público (http://www.softwarepublico.gov.br) voltadas para os municípios. “A modernização dos municípios é uma das principais ações do portal, pois cerca de 30% das soluções são voltadas para eles”, relata.

Criado em 2007, o Portal do Software Público Brasileiro é um modelo de disponibilização e de gestão das soluções desenvolvidas na administração pública e sua rede de parceiros. São disponibilizadas diversas ferramentas que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade.

O objetivo desta ação é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, consequentemente, melhorar o atendimento à população. Atualmente, mais de 110 mil usuários participam do ambiente virtual.

E-PING

Propostas de melhoria técnica para a versão 2012 do documento de referência dos Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping) serão discutidas em audiência pública durante o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação. A audiência será realizada na quarta-feira, 26, a partir das 11h30.

A e-Ping é uma arquitetura da administração federal que lida com a definição de especificações técnicas para regulamentar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e promover a interação entre as três esferas de governo com a sociedade.

Técnicos da SLTI e de outras instituições, representantes de universidades e de empresas públicas e privadas estarão presentes para discutir e avaliar sugestões sobre a reformulação do documento.

ATIVIDADES PARALELAS

O Encontro Nacional de Tecnologia da Informação englobará outras seis atividades paralelas: o 2º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os Municípios; o 2º Encontro Nacional de Qualidade de Software; o 1º Encontro de Governança em Tecnologia da Informação; o 1º Encontro Nacional de Dados Abertos; o 2º Encontro Nacional do Software Livre; e a Pré-Conferência Nacional de Governo Eletrônico.

O seminário é uma parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão com o Ministério das Comunicações, o Ministério das Cidades, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e a Telebrás.

Confira aqui a programação completa do evento, que será transmitido on-line pelo portal do Software Público.

Fonte: Site do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.