Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério do Planejamento disponibiliza nova versão dos padrões de interoperabilidade

Notícias

Ministério do Planejamento disponibiliza nova versão dos padrões de interoperabilidade

Regras serão adotadas em 2014

publicado: 11/12/2013 03h00 última modificação: 12/05/2016 16h16

Brasília, 11/12/2013 - - Após mais de trinta dias recebendo contribuições dos cidadãos no Sistema de Consulta Pública do sítio do Governo Eletrônico, está disponível a Versão 2014 da e-PING. A arquitetura, do Governo Federal, define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico (e-GOV).

A nova versão da arquitetura e-PING faz parte do resultado de grupos de trabalhos que se reúnem anualmente e analisam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, aperfeiçoando o documento para que as informações governamentais possam ser rapidamente localizadas e transmitidas para a sociedade e o governo em geral.

Completando dez anos, a arquitetura e-PING é concebida como uma estrutura básica para a estratégia de governo eletrônico, aplicada inicialmente ao governo federal – Poder Executivo. É um conjunto completo e bastante estável de padrões que permite racionalizar investimentos em TIC, por meio do compartilhamento, reuso e intercâmbio de recursos tecnológicos. Uma prova dessa estabilidade é a pequena quantidade de modificações que foram necessárias esse ano.

Entre as principais mudanças da nova versão estão a recomendação da Política Geral de URIs para o Governo, promoção do LeXML pra o status de adotado e a inclusão do componente Descoberta de Web Services Governamentais.

Já o componente "AntiSpam - Gerenciamento da Porta 25" e o padrão "IEEE 802.11 n", (para uso em rede local sem fio) passaram para o status de Recomendados.

PRÓXIMOS PASSOS  

Com o lançamento da versão 2014 do documento, começam em janeiro os trabalhos para a publicação da próxima atualização. Isso se dará nas reuniões dos grupos de trabalhos, que analisam todo ano as necessidades do governo e a maturidade dos padrões existentes no mercado. A participação é aberta para servidores de órgãos do governo, em qualquer nível. Para contatar esses grupos, escreva para eping@planejamento.gov.br

Também para consulta estão atualizados e disponíveis na página da e-PING os seguintes documentos:

  • Guia de Bolso da e-PING
  • Folder da e-PING, tanto em português quanto em inglês
  • Notas técnicas justificando a promoção para o status Adotado para os padrões XMPP e FTP
  • Respostas à consulta pública

Todas as páginas referentes à arquitetura e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico foram atualizadas.

Para maiores informações, acesse a página da e-PING ou leia a íntegra do documento.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.