Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Cultura usa Estratégia de Governança Digital em plano de tecnologia

Notícias

Ministério da Cultura usa Estratégia de Governança Digital em plano de tecnologia

Órgão é pioneiro em novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação

publicado: 18/09/2015 01h00 última modificação: 20/04/2016 11h12

O Ministério da Cultura (MinC) é o primeiro órgão a elaborar um novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) alinhado à Estratégia de Governança Digital (EGD), documento que vai subsidiar as iniciativas em tecnologia da informação e comunicações de 2016 a 2019. A EGD, que será lançada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), substituirá a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC).

estrategia_governanca_digital.png

O novo PDTI do MinC foi aprovado no dia 19 de agosto pelo Comitê Executivo de TI do órgão e valerá para o período de 2015 a 2017. O documento traça novas metas e objetivos estratégicos para a oferta de serviços digitais a cidadãos e tem como métrica de qualidade a satisfação dos usuários. “É louvável a iniciativa do Ministério da Cultura em se antecipar na construção de um plano que leve em consideração uma governança digital”, destaca Cristiano Heckert, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP.

O secretário-executivo do Minc, João Brant, destacou a importância do plano e os avanços que chegam com ele. "Este plano marca duas inflexões importantes. A primeira é ter o cidadão como centro e referência principal, a segunda é uma metodologia de desenvolvimento que aposta na colaboração e compartilhamento de soluções com o conjunto dos outros ministérios com a sociedade em geral", disse.

A EGD foi construída a partir de um amplo debate, que envolveu gestores da Administração Pública Federal (APF), dirigentes de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC), servidores públicos e cidadãos interessados.

Consulta pública

A elaboração conjunta do documento foi feita a partir do seminário Estratégia de Governança Digital – para muito além das TIC, realizado em junho deste ano; em três oficinas e em uma consulta pública no portal da Participação Social (Participa.br), com 1.194 contribuições. Segundo Heckert, foi essa construção colaborativa que permitiu que o Minc fizesse o PDTI alinhado à EGD mesmo antes do lançamento oficial do documento.

A estratégia tem o objetivo de ampliar o acesso à informação, melhorar a prestação de serviços eletrônicos e promover a participação social. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) é o órgão central do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O sistema, composto por 222 entidades, é responsável por orientar os órgãos da administração pública federal sobre as iniciativas e normatizações da área.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.