Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais três órgãos federais adotam sistema digital para tramitar documentos

Notícias

Mais três órgãos federais adotam sistema digital para tramitar documentos

Ferramenta eletrônica já está presente em 22 instituições do Executivo, gerando economia e agilizando processos

publicado: 16/03/2016 01h00 última modificação: 20/04/2016 10h56

“O Sistema Eletrônico de Informações se tornou uma realidade no governo federal. Estamos caminhando rumo à eficiência, transparência e melhoria na qualidade do gasto”. A definição é da secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Patricia Audi, durante a cerimônia de assinatura, na terça-feira (15), do termo de cooperação técnica para adesão de mais três órgãos do Poder Executivo Federal ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

pen_sei

O acordo faz parte do projeto para melhoria no desempenho dos processos da administração pública e redução de custos na produção e tramitação de documentos. Os órgãos que agora aderiram ao sistema são o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Além dessas três instituições que começam agora a implantar a ferramenta, 22 a utilizam desde sua implantação no Executivo Federal, em 2014, e outras 119 manifestaram interesse em aderir. Com esse sistema, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é totalmente realizada em meio eletrônico.

Até dezembro de 2017 o Mdic prevê integrar o Departamento de Defesa Comercial Digital (Decom Digital) ao SEI. O Decom Digital é um sistema desenvolvido com o objetivo de conferir acesso remoto aos processos de investigação conduzidos pelo departamento.

O SEI é uma das três ações no âmbito do Processo Eletrônico Nacional (PEN), coordenado pelo MP. A solução, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é cedida gratuitamente para os órgãos públicos do Executivo Federal. Permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para um ambiente virtual.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.