Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançada nova versão da Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações

Notícias

Lançada nova versão da Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações

Documento vale para 2014 e 2015

publicado: 01/09/2014 01h00 última modificação: 24/06/2016 09h00

Já está no ar a nova versão da Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC), com metas e diretrizes estabelecidas até o final de 2015. Revista para alinhar as iniciativas de TIC às estratégias do governo federal, a nova EGTIC foi elaborada a partir de demandas trazidas diretamente pelos órgãos. A publicação vale para todos os órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).

O processo de revisão do documento contou com a participação de aproximadamente 100 órgãos. “Isso nos permitiu entender melhor a dinâmica do Sisp e identificar as forças e fraquezas do instrumento estratégico”, explicou Loreni Foresti, secretária de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento. De acordo com Foresti, a partir da consulta aos órgãos do sistema, foi constatada a necessidade de uma revisão profunda para tornar a EGTIC concisa e objetiva, além de alinhada às ações do governo.

Uma das metas da nova versão da EGTIC é o compartilhamento de informações, ponto sensível entre os cerca de 220 órgãos do Sisp. “Muitas vezes um órgão está com muitas dificuldades em um aspecto específico que outro órgão já resolveu. Essas informações precisam ser compartilhadas para otimizar o trabalho de TIC no governo federal”, destacou Foresti.

Alicerce - Como a área de Tecnologia da Informação e Comunicações fornece instrumentos capazes de otimizar o trabalho de inúmeros setores, a nova versão da estratégia foi elaborada tendo em vista os objetivos do Plano Brasil 2022 e o Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2012-2015. A intenção é estabelecer uma transversalidade entre as políticas públicas.

A publicação está disponível no portal do Sisp.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.