Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ITI e SLTI assinam acordo para implementação do Plano Nacional de Desmaterialização de Processos

Notícias

ITI e SLTI assinam acordo para implementação do Plano Nacional de Desmaterialização de Processos

publicado: 19/12/2011 18h22 última modificação: 20/04/2016 09h57

Na manhã desta quinta-feira (15), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O acordo propõe que os dois órgãos trabalhem conjuntamente na composição e implementação do Plano Nacional de Desmaterialização de Processos PNDProc.

Para o diretor-Presidente do ITI, Renato Martini, embora o tema ainda seja visto como algo muito novo e sem muita profundidade técnica, não há mais tempo a perder. "Na Europa e nos Estados Unidos já há movimentos bastante consolidados para que se trabalhe apenas com documentos eletrônicos. Trata-se de um acordo importantíssimo onde, paulatinamente, iremos propor o marco normativo, o projeto piloto para adequações e padrões, metodologias e aplicações tecnológicas", ressaltou.

Para o secretário da SLTI, Delfino Souza, ter o ITI como signatário desse acordo é importantíssimo para que a pavimentação dessa nova modalidade de gestão de documentos posicione-se para uma modernização da administração pública. "A implementação dessas tecnologias que apontam para uma nova era de modernização na gestão pública de documentos poderá contar com participação do ITI e com o provimento tecnológico da Certificação Digital da ICP-Brasil, que tem grandes e honrosas experiências que nos dão certeza de que este acordo foi celebrado de maneira acertada", destacou.

Participaram da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica o secretário da SLTI, Delfino Souza, o diretor-presidente do ITI, Renato Martini, o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, o assessor Técnico do ITI, Antônio Borba Cangiano, o diretor do Departamento de Integração de Sistemas de Informação da SLTI/MPOG, Corinto Meffe, e o servidor do MPOG, Marcelo Martins Villar.

Fonte: ITI-Boletim Digital, n. 229, de 15/12/2011.