Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para Prêmio Todos@Web

Notícias

Inscrições abertas para Prêmio Todos@Web

Interessados podem se inscrever até março de 2016

publicado: 29/09/2015 01h00 última modificação: 20/04/2016 11h11

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (Prêmio Todos@Web). O objetivo é conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso à internet de pessoas com deficiências. Os interessados em participar devem realizar sua inscrição até 3 de março de 2016.

“Apoiamos a iniciativa desde a sua primeira edição em 2011. O Brasil possui hoje cerca de 45 milhões de cidadãos com algum grau de deficiência. É preciso tornar os portais públicos acessíveis para estas pessoas”, disse o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert.

O prêmio conterá as seguintes categorias:

  • Pessoas / Instituições
    Premiar a pessoa/entidade que fez um grande trabalho ou promoveu alguma ação para o fomento da acessibilidade na web, permitindo que pessoas com deficiências tenham mais autonomia na web.
  • Projetos Web
    Reconhecer publicamente websites que utilizem corretamente os padrões web, que apliquem as diretrizes de acessibilidade do W3C e não criem barreiras para que pessoas com deficiências os acessem.
  • Aplicativos e Tecnologias assistivas
    Premiar os melhores aplicativos e tecnologias assistivas (em produção ou protótipos funcionais) sem fins comerciais e de código aberto que permitam ou auxiliem o acesso à web de pessoas com deficiência e que sigam as diretrizes internacionais de acessibilidade.

O concurso é uma parceria do ministério com o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), W3C Brasil, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

O regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis na página do Todos@Web.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.