Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o seminário Softwares Públicos e Livres - Desafios e Oportunidades

Notícias

Inscrições abertas para o seminário Softwares Públicos e Livres - Desafios e Oportunidades

Interessados no evento da próxima sexta-feira (16), no Planejamento, devem acessar o Portal do Software Público Brasileiro

publicado: 13/12/2016 09h26 última modificação: 13/12/2016 09h26

Debater inovações nas políticas de software público e livre no governo federal. Este é o objetivo do evento “Softwares Públicos e Livres - Desafios e Oportunidades”, que será realizado na próxima sexta-feira, 16, a partir das 9h, no auditório térreo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

“Neste ano, lançamos a Estratégia de Governança Digital (EGD), documento que demonstra o quanto o Ministério busca e trabalha para transformar digitalmente o governo brasileiro. Como as políticas de softwares público e livre são essenciais para termos melhores serviços públicos, convocamos a comunidade para debater alternativas para o setor”, afirma Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição no Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Criado em 2007, o Portal foi totalmente reformulado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) em 2015. Atualmente, oferece 69 soluções com download gratuito.

“Qualquer pessoa pode utilizar os softwares disponibilizados, pois eles não exigem o pagamento de licenças”, complementa Pagotti. Os softwares públicos estão voltados para atender as necessidades de gestores, empresários, professores, estudantes e cidadãos brasileiros.

Entre os palestrantes confirmados estão César Brod, diretor de Desenvolvimento Regional do Linux Professional Institute; Deivi Kunh, representante da Comunidade de Software Livre; Luiz Felipe Coimbra Costa, consultor Internacional para Software Público; e Nitai Bezerra da Silva, coordenador-geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Cultura (MinC).

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponibilizado no SPB. A Secretaria de Tecnologia da Informação fará a transmissão online do evento para permitir a participação dos interessados que não moram em Brasília.