Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inaugurada na Bahia a Cidade Digital de Vitória da Conquista

Notícias

Inaugurada na Bahia a Cidade Digital de Vitória da Conquista

Evento marcou a entrega simbólica de redes para outros 8 municípios selecionados em 2012

publicado: 29/05/2014 01h00 última modificação: 24/06/2016 09h01

Vitória da Conquista/BA, 29/5/2014 - O Ministério das Comunicações inaugurou na manhã desta quinta-feira, em Vitória da Conquista, mais uma Cidade Digital dentro do programa Cidades Digitais, desenvolvido pela Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom. Na cerimônia, também foram inauguradas simbolicamente outras oito cidades digitais baianas.

Agora, todos esses municípios contam com uma rede de fibras ópticas para conectar à internet os órgãos públicos municipais e os espaços de acesso gratuito para a população. Além disso, as cidades também dispõem de aplicativos para modernizar a gestão das prefeituras e o acesso a serviços públicos.

No hospital municipal Esaú de Matos (polo regional, que atende a 105 municípios da região, inclusive do norte do MG), por exemplo, a conexão à internet será usada para transmitir exames de saúde dos pacientes atendidos que vêm de outras cidades, o que evita o deslocamento para retirada de resultados.

O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que participou da cerimônia de inauguração, afirmou que o programa vai trazer ganhos significativos para a população: "A internet é imprescindível para produtividade do trabalho, para estudar, ou simplesmente adquirir informação. O Governo Federal está fazendo todos os esforços para garantir isso. Fizemos esse projeto das Cidades Digitais para facilitar o acesso da população e da administração municipal à internet, além de ter o benefício da internet em praça pública". 

Bernardo disse também que até o fim de 2015, a área correspondente a um raio de 30 km a partir da localidade sede de todos os municípios brasileiros será coberta por serviços de voz e dados, alcançando 91% da população rural brasileira. Do mesmo modo, será disponibilizada banda larga gratuita a todas as escolas públicas rurais situadas nessa área, o que corresponde a 96% do total de escolas rurais brasileiras.

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, comemorou o reforço que o município ganhou nas comunicações. "Já temos instalados 24 km de fibra óptica. Isso nao é pouca coisa. E a conexão de alta velocidade está democratizando aquilo que antes parecia ser um luxo. Essas são políticas que vêm como um direito e não como esmola; é o direito, por exemplo, de estudar à distância com ajuda da internet", ressaltou o prefeito.

Legado

Vitória da Conquista foi um dos 80 municípios brasileiros contemplados em 2012 para integrar o projeto-piloto do Cidades Digitais. O município foi beneficiado com a instalação de 24 quilômetros de fibras ópticas e com 17 pontos de acesso à internet, dos quais estarão incluídos todos os serviços da administração municipal, além das instituições públicas de Ensino Superior do município. O valor investido pelo Governo Federal na modernização da rede municipal, por meio do Ministério das Comunicações, foi de R$ 770 mil.

Outros municípios

Além de Vitória da Conquista, a fibra óptica instalada pelo Ministério das Comunicações foi entregue aos municípios de Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Nilo Peçanha, Piraí do Norte e Uruçuca. As cidades também fazem parte da primeira etapa do Cidades Digitais.

Somando-se todas as cidades baianas beneficiadas pela primeira etapa do programa Cidades Digitais, os investimentos do Ministério das Comunicações no Estado totalizam quase R$ 5 milhões, beneficiando uma população de 1,15 milhão de pessoas. Ao todo, mais de 150 pontos nas cidades selecionadas estão sendo conectados à internet, por meio de redes de fibra óptica que totalizam mais de 90 quilômetros.

O programa

O objetivo do Cidades Digitais é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

As cidades que recebem estrutura de rede são selecionadas por meio de edital. Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto, em que 80 municípios foram contemplados. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes.

O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.

Fonte: Ministério da Comunicações