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Implantação de processo eletrônico mobiliza mais de 100 órgãos

Planejamento oferece solução gratuitamente

publicado: 28/04/2015 01h00 última modificação: 12/05/2016 15h07

Mais de 100 órgãos públicos já manifestaram o interesse de aderir ao Processo Eletrônico Nacional (PEN) e utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para tramitar digitalmente seus documentos. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (28) pelo secretário adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Fernando Siqueira, durante a V Oficina de Governança Digital, realizada no auditório do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Brasília.

“Estamos construindo um barramento para permitir a tramitação eletrônica entre os órgãos que utilizam o SEI e também entre aqueles que usam outro software, como a Advocacia-Geral da União (AGU) e Receita Federal”, explica Siqueira. Segundo o secretário, até o fim do ano a maior parte dos 216 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) estarão no PEN.

A implantação do SEI é uma das ações de processo eletrônico oferecidas pelo MP e está alinhada ao Programa Bem Mais Simples Brasil, lançado em fevereiro pelo governo federal. No ano passado, somente no Ministério das Comunicações (Minicom) a solução trouxe uma economia de mais de R$ 500 mil reais nos gastos com impressão. A duração média da tramitação no órgão passou de 199 dias para 25.

A estimativa é que a economia de pessoal, equipamentos e papel gire em torno de R$ 1 bilhão neste primeiro ano de implantação caso sejam mantidos os patamares alcançados com os projetos-piloto.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.