Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Semana da Infraestrutura discute temas de interesse da comunidade Internet brasileira

Notícias

III Semana da Infraestrutura discute temas de interesse da comunidade Internet brasileira

Três eventos diferentes reúnem debates sobre Pontos de Troca de Tráfego, implementação do IPv6, engenharia de redes e melhoria de serviços

publicado: 02/12/2013 03h00 última modificação: 31/08/2016 16h25

Brasília, 2/12/2013 O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promovem a III Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil, entre os dias 02 e 07 de dezembro. As discussões durante a semana agregam três eventos diferentes: o PTT Fórum 7, IV Fórum Brasileiro de Implementadores de IPv6 e a Reunião conjunta GTER36 / GTS22 - 36ª Reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER), e 22ª Reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes (GTS).

No dia 02 de dezembro, o PTT Fórum 7 trará a palestra de Arnold Nipper, CTO e um dos fundadores da empresa DE-CIX, que abordará a evolução dos pontos de troca de tráfego (PTT) com capacidade de 10 Megabits até 10 Terabits. Ele também fará uma introdução ao tema, contando sua experiência com a maior companhia de tráfego de dados entre provedores de Internet, a DE-CIX de Frankfurt, na Alemanha.

Outro destaque do PTT Fórum é a palestra de Solène Souquet, da France IX, que abordará a evolução dos pontos de troca de tráfego franceses, além de impactos e oportunidades para os Provedores de Serviços na rede. A palestra será no segundo dia de evento, 03 de dezembro, às 12h.

Já no Fórum Brasileiro de IPv6, o keynote speaker será Wesley George, da Time Warner, que trabalha há 13 anos em redes IP, nas áreas de operação, engenharia, planejamento e arquitetura. George também é coordenador de um grupo de trabalho no IETF e é considerado um evangelista do IPv6. Ele falará sobre redes que fazem uso exclusivo do protocolo, além das dificuldades e custos para a implantação do mesmo.

O Fórum de Implementadores IPv6 terá mesas de debate com operadoras de telecomunicações, como NET e Vivo. Haverá ainda discussões com os provedores de hospedagem e conteúdo, como Locaweb, UOL e Terra. O ensino do IPv6 nas universidades também será debatido, além do seu uso nas redes governamentais, com representantes do SERPRO e do Ministério do Planejamento do Governo Federal, entre outros. Todas as mesas e palestras do Fórum de IPv6 ocorrerão no dia 04 de dezembro.

A 36ª Reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER) terá, além das apresentações sobre os desafios atuais de redes Internet no Brasil, exposições de nivelamento técnico para quem não tem experiência na área de infraestrutura. O evento terá também relatos de quem já implementou o IPv6, no dia 05 de dezembro.

No dia seguinte ao GTER, ocorrerá a 22ª Reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes (GTS), que debaterá prevenções e incidentes em redes.

Após os três eventos da Semana de Infraestrutura, acontecerá no mesmo local, no dia 07 de dezembro, o 1º Encontro Nacional da ISOC Brasil, com apoio do NIC.br e do CGI.br. O objetivo é debater o futuro da Internet, abordando temas como o Marco Civil, a espionagem na rede, o compartilhamento das conexões, a computação em nuvem e os custos para o acesso à banda larga. Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas em http://isoc.org.br/ibrasil/1/-Link indisponivel.

A III Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil tem apoio especial da Associação Brasileira de Internet (Abranet) e patrocínio da Alog Data Centers do Brasil.

Os interessados já podem se inscrever gratuitamente e conferir a programação completa da III Semana de Infraestrutura da Internet pelo site http://nic.br/semanainfrabr/. O público pode optar pela inscrição em todos os eventos ou inscrição individual apenas naqueles de seu interesse.

Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pelo link que ficará disponível no portal da III Semana.

Fonte: Imprensa NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR