Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guia de Gestão de Processos de Governo é lançado em maio

Notícias

Guia de Gestão de Processos de Governo é lançado em maio

publicado: 24/05/2011 16h32 última modificação: 20/04/2016 09h45

O Guia integra-se a iniciativas como a e-PING e o GesPública. A necessidade de desenvolvimento de um Guia de Gestão de Processos de Governo, disponível nos sítios da GesPública e do Governo Eletrônico, originou-se da constatação de que as várias iniciativas conduzidas no governo relacionadas à gestão de processos de negócio precisam de integração, o que vem dificultando ou impossibilitando o compartilhamento de resultados nos moldes de cadeias de valor intra e entre instituições. Isto traz dificuldades para a execução com sucesso de iniciativas prioritárias do Ministério do Planejamento, como a simplificação do atendimento ao cidadão e a implementação de soluções de TI mais racionais e integradas, o principal foco do e-GOV, o Governo Eletrônico Brasileiro.

Atualmente existe uma demanda para a integração dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal para alicerçar a desburocratização e que, a partir da “Carta de Serviços ao Cidadão”, estabelece o compromisso do governo com a qualidade dos serviços prestados pelos órgãos ou entidades que culminam com a obrigatoriedade da aplicação de pesquisas periódicas de satisfação junto à sociedade, buscando identificar lacunas e deficiências na prestação do serviço ao cidadão.

No âmbito do tema “Áreas de Integração para Governo Eletrônico”, um dos cinco temas abordados pela e-PING, foi criado um grupo de trabalho composto por pessoas de diferentes órgãos como o próprio MPOG, MF, MCT, MI, ANS, CNEN, DATAPREV, entre outros, com o objetivo de elaborar o Guia de Gestão de Processos de Governo, coordenado pelo Serpro em conjunto com o MPOG, através da Secretaria de Gestão (Seges) que tem, entre suas competências, a função de coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GesPública, instituído pelo Decreto 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. Dentre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública encontra-se a Gestão de Processo.

O Guia de Gestão de Processos de Governo é composto de duas partes. A primeira consiste em um documento de orientação metodológica de suporte à gestão de processos, contemplando um conjunto de conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócio a serem utilizados pelos agentes durante as atividades de construção e melhoria de modelos. Além da orientação metodológica à elaboração e evolução dos processos, o Guia tem a função de fornecer um olhar comum a respeito do gerenciamento.

A segunda parte foca na contratação de serviços de modelagem de processos. Tendo em vista que os órgãos que adotam a gestão por processos podem passar por uma fase de contratação de serviços, o guia exemplifica algumas destas boas práticas na forma de um “Processo de Contratação de atividades de Modelagem de Processos”.

Fonte: Portal do Serpro