Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governos discutem sobre transparência e dados abertos

Notícias

Governos discutem sobre transparência e dados abertos

Representantes de 14 países e mais de cinco mil inscritos participam do IV Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico em Brasília

publicado: 12/05/2011 16h38 última modificação: 20/04/2016 09h45

Com mais de cinco mil inscritos e participantes de 14 países, começou ontem (11), em Brasília, o IV Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi 2011. A quarta edição do Consegi mantém seu foco no software livre e na evolução do governo eletrônico e tem como objetivo central refletir sobre a importância dos dados abertos para a democracia digital. As principais palestras terão transmissão ao vivo pelo sítio do evento.

Em um momento em que os avanços na transparência dos dados governamentais intensificam-se mundialmente, no Brasil, a Controladoria-Geral da União (CGU) aponta como símbolos de evolução o Portal da Transparência, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Pregão Eletrônico e o Sistema de Convênios. Presente na abertura do evento, o ministro da CGU, Jorge Hage, salientou que essas soluções representam avanços na transparência e destacou a necessidade de regulamentação e de criação de prazos para respostas aos cidadãos, além de critérios para a classificação do que é sigiloso.

Grandes nomes internacionais da tecnologia estão no Brasil para contribuir nesta discussão. Ao todo, representantes de 14 países já estão confirmados: Bolívia, Espanha, Canadá, Itália, São Tomé e Príncipe, Cuba, Paraguai, Inglaterra, EUA, Alemanha, Equador, Chile, Japão e Argentina.

Programação

programação do Consegi 2011 divide-se em oito eixos temáticos, tem mais de 100 palestras e 70 oficinas. Além de dados abertos, serão discutidos assuntos como gestão de Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC), e-democracia, multimídia e mobilidade. Entre as oficinas oferecidas estão as de desenvolvimento, redes sociais, TV Digital, modelagem de negócios, acessibilidade, redação para Web e aplicações de governo eletrônico.

O Consegi é uma realização da Escola de Administração Fazendária (Esaf) em parceria com o Serpro, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Dataprev, Itaipu Binacional e Sebrae.

CONSEGI 2011
Data: 11 a 13 de maio
Local: Escola de Administração Fazendária – ESAF
(Km 04, Estrada Brasília/Unaí (Lago Sul), Brasília/DF

Informações para Imprensa:
Jornalista: Mabel Gomes
Telefone: (61) 9241-5285
e-mail: imprensa@serpro.gov.br
http://www.consegi.gov.br/sala_imprensa