Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo lança versão 2018 dos padrões de interoperabilidade (ePING)

Notícias

Governo lança versão 2018 dos padrões de interoperabilidade (ePING)

Colocada em consulta pública no site Participa.br, a versão recebeu várias contribuições para aperfeiçoamento

publicado: 11/12/2017 15h08 última modificação: 11/12/2017 15h08

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SETIC/MP) disponibilizou aos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) nova versão dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING).

versão 2018 foi elaborada por meio de participação social. Colocada em consulta pública no site Participa.br, recebeu contribuições para aperfeiçoamento. Entre as alterações mais importantes está a mudança do status do Framework de Arquitetura Corporativa e Padrões de Interoperabilidade (FACIN) e inclusão do Archimate como linguagem de modelagem para arquitetura corporativa no segmento 5 – áreas de integração para o governo eletrônico.

ePING

Instituído pela Portaria Ministerial nº 5, de 2005, o uso do ePING é obrigatório pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

A interoperabilidade pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.

A arquitetura ePING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

Acesse a nova versão

Fonte: reprodução site do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.