Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo Federal apresenta medidas de aprimoramento da gestão de convênios

Notícias

Governo Federal apresenta medidas de aprimoramento da gestão de convênios

Durante fórum estratégico, Governo do Distrito Federal assinou novo acordo de cooperação com a Rede Siconv

publicado: 11/08/2017 16h34 última modificação: 11/08/2017 16h34
Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Gleisson Rubin, durante assinatura de acordo de cooperação com o Governo do Distrito Federal

Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Gleisson Rubin, durante assinatura de acordo de cooperação com o Governo do Distrito Federal

Foram divulgadas, na manhã desta quarta-feira (9), durante o Fórum Estadual da Rede do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Rede Siconv), estratégias adotadas pelo Governo Federal para aperfeiçoar as transferências voluntárias no Brasil.

Um importante marco apresentado é a recente modernização da legislação de convênios, contratos de repasse e termos de parceria (veja os normativos no final da página). No evento, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, assinou novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para oficializar a continuidade da parceria com a Rede Siconv. 

“A Rede Siconv é um excelente instrumento de gestão, de fortalecimento da democracia participativa no nosso país, e, sem dúvida, é um grande avanço para a aproximação da demanda da população à ação política, permitindo que os benefícios possam chegar à população”, ressaltou Rollemberg.

A parceria firmada hoje apresenta novas sistemáticas para aplicabilidade de governança e melhoria da gestão nas transferências voluntárias da União. Além dos governos federal, estaduais e municipais, a Rede inclui os tribunais de contas de 24 estados brasileiros, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público da União (MPU), e associações municipalistas, entre outras instituições.

“O Estado deve primar pela prestação de serviços à sociedade e oferecer melhores condições para o ambiente de negócios. Isso só é possível se otimizarmos o uso do recurso que está à disposição de cada instituição pública do País”, enfatizou o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, Gleisson Rubin.

BENEFÍCIOS

A Rede Siconv tem por objetivo o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão de convênios, por meio de capacitações e fortalecimento da transparência.

Os participantes da Rede passam a ter acesso ao Painel Gerencial, uma plataforma de apresentação de dados detalhados sobre convênios de todas as regiões do País – em formato de gráficos, tabelas ou imagens. 

Outro benefício da Rede é a realização de capacitações que envolvem desde o aspecto operacional para o uso das ferramentas do Siconv até o desenvolvimento de habilidades para elaboração de projetos na área de convênios.

Desde 2008, o Distrito Federal já assinou 1.291 contratos de parceria com a União, o que representa um repasse de mais de R$ 1 bilhão para a execução de políticas públicas. Além disso, o DF é líder do ranking de servidores capacitados na Rede Siconv.

NORMATIVOS

Revisão do Decreto 6.170/2007 

Decreto nº 8.943/2016

Portaria Interministerial n° 424/2016

Portarias de nº 66/2017 e 67/2017

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Foto: Gleice Mere - Ascom/MP