Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo do RS e W3C premiam aplicações que facilitam acesso a dados do Estado

Notícias

Governo do RS e W3C premiam aplicações que facilitam acesso a dados do Estado

publicado: 30/07/2012 09h46 última modificação: 26/07/2016 15h49

Foto do evento da W3C no Rio Grande do Sul

Transformar os dados públicos do Estado em algo de fácil compreensão para que qualquer cidadão possa fazer uso dessas informações foi o desafio proposto à comunidade software livre com a criação do 1º Decoders. Ao todo, 11 equipes se inscreveram e os três melhores aplicativos foram premiados nesta sexta-feira, 27, durante o Fórum Internacional Software Livre (fisl).

A equipe vencedora utilizou dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado para criar o site Retrato da Violência, que mapeia os locais do estado onde são maiores os registros de casos de violência sexual contra mulheres. Para um dos criadores do projeto, Vitor Baptista, tornar essas informações acessíveis pode ajudar organizações de proteção as mulheres a entender melhor onde mais precisam atuar e cobrar soluções. Vitor é membro da Open Knowledge Foundation, uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o compartilhamento de informação de forma livre e aberta e que vem estabelecendo parcerias com o Gabinete Digital.

O segundo e terceiro lugar no Decoders ficaram com os projetos Gastos RS e Compras Públicas, respectivamente. As equipes foram premiadas com tablets e telefones celulares e seus aplicativos já encontram-se a disposição da população. Os jurados levaram em conta não só os aspectos técnicos da aplicação mas principalmente critérios de criatividade, facilidade de uso e impacto na sociedade.

A equipe de jurados foi composta por membros do Gabinete Digital, Secretaria Estadual do Planejamento (Seplag), Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Casa Civil, Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs) e W3C.

O gerente da W3C Brasil, Vagner Diniz, elogiou a competição por criar canais de informação interessantes a socieade e, ao mesmo tempo, oferecer um novo ponto de vista aos governos sob seus dados. Para o chefe de gabinete da Casa Civil, Flavio Helmann, a competição sinaliza o comprometimento do governo do Rio Grande do Sul em tornar a gestão pública transparente e aberta.

Foto do evento da W3C no Rio Grande do Sul

Conheça os projetos vencedores:

Retrato da Violência – http://retratodaviolencia.org/RS/
Autores: Vitor Baptista, Thiago Bueno e Leonardo Tartari

Gastos RS – gastosrs.yatzyhq.com - link indisponivel
Autores: Alexandre Gravem e Shana Sudbrack

Compras Públicas – compraspublicas.nessaguedes.com.br - link indisponivel
Autores: Vanessa Guedes e Murilo Prestes

Entenda a competição:

O DECODERS-RS é uma competição entre times pelo melhor aplicativo para disponibilização de serviços públicos aos cidadãos. Os aplicativos foram desenvolvidos a partir dos dados abertos disponíveis no catálogo do portal de Acesso a Informação do Estado.

O concurso foi realizado pelo Governo do Estado, através da Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, da Secretaria Geral de Governo e da Procergs, em parceria com o W3C Brasil.

O que é a W3C?

O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual organizações filiadas, uma equipe em tempo integral e o público trabalham juntos para desenvolver padrões para a Web. Liderado pelo inventor da web Tim Berners-Lee e o CEO Jeffrey Jaffe, o W3C tem como missão conduzir a World Wide Web para que atinja todo seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento de longo prazo.

Fonte: Gabinete Digital