Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo debate governança digital em seminário no Planejamento

Notícias

Governo debate governança digital em seminário no Planejamento

Evento dá a largada para definição de diretrizes, metas e objetivos para o período de 2015/19

publicado: 16/06/2015 01h00 última modificação: 12/05/2016 15h02

Pela primeira vez, o governo federal se organizou para a elaboração de uma estratégia de governança digital. A proposta é utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos capazes de aumentar a participação social, dar mais transparência às iniciativas públicas e oferecer melhores serviços aos cidadãos.

A questão está sendo debatida no Seminário “Estratégia de Governança Digital – para muito além das TIC”, promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), com a participação de membros da sociedade civil, da iniciativa privada e do governo. A abertura ocorreu na manhã de hoje, na sede do MP, e o encerramento será às 18h.

“Temos uma sociedade nova, que demanda transparência na gestão e participação na elaboração das políticas públicas”, esclareceu Dyogo Oliveira, secretário-executivo do MP, na solenidade de abertura do seminário. “Esta é uma oportunidade positiva e adequada a esse momento em que nossa sociedade demanda melhorias”.

O evento é o primeiro passo para a elaboração da Estratégia de Governança Digital (EGD), documento que traçará diretrizes, metas e objetivos para o período de 2015 a 2019. Até o final da semana, serão realizadas oficinas técnicas para desdobrar as discussões levantadas durante o seminário.

Melhoria da gestão

Representante da iniciativa privada no evento, o presidente do conselho superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, defendeu a utilização de instrumentos de tecnologia da informação para a melhoria da gestão e eficiência dos serviços públicos. “São ferramentas que auxiliam o exercício da governança. Peças chave para alcançarmos o desenvolvimento econômico e social”, afirmou.

Além da iniciativa privada e dos órgãos de TIC governamentais, a elaboração da EGD conta com a participação dos órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Corregedoria-Geral da União (CGU). “A disseminação das inovações e o compartilhamento das informações é fundamental para que alcancemos uma melhora na prestação de serviços”, defendeu o ministro Aroldo Cedraz, presidente do TCU.

Colaboração

Além de colher insumos durante o seminário e as oficinas que serão realizadas até sexta-feira (19), a Estratégia de Governança Digital (EGD) ficará disponível para contribuições no Participa.br, sítio da Presidência da República que disponibiliza documentos para discussão.

A proposta de construção colaborativa do documento também é uma das inovações. “Estamos em um movimento de fazer as tecnologias da informação; olharem além e, de fato, contribuir para as missões finalísticas da Administração Pública”, explicou Cristiano Heckert, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP.

As oficinas serão realizadas entre quarta (17) e sexta-feira (19), das 9h às 12h30, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O seminário “Estratégia de Governança Digital – para muito além das TIC”, está sendo transmitido pela internet, pelo link http://assiste.serpro.gov.br/mp/.

apresentação do primeiro palestrante do evento, Cristiano Heckert, já está disponível para download.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.