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Governo de Alagoas lança Guia de Serviços

Desenvolvimento da plataforma contou com apoio do Planejamento

publicado: 03/02/2017 09h45 última modificação: 03/02/2017 09h45

O Governo de Alagoas lançou nesta terça-feira (31) o Guia de Serviços, plataforma online que catalogará todas as informações sobre os serviços públicos em um só lugar. A construção do portal contou com apoio do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), que disponibilizou documentações e tecnologias do Portal de Serviços do Governo Federal (serviços.gov.br). Durante o evento de lançamento, que ocorreu em Maceió (AL), foi assinada uma Carta de Intenções entre a administração estadual e o MP para ampliar a disponibilização de serviços públicos digitais.

“Apoiamos o Governo de Alagoas no desenvolvimento do Guia de Serviços porque o Ministério do Planejamento trabalha para simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, independente da esfera. Soluções como este guia geram economia e facilitam o dia a dia tanto dos gestores públicos quanto dos brasileiros. Parabenizo o Governo de Alagoas pela disponibilização de serviços públicos digitais de maneira simples e objetiva”, afirma Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP.

O guia tem como objetivo facilitar o acesso a informações sobre os serviços de governo mais utilizados pela população, além de funcionar como um catálogo de consulta, com dados sobre taxas, documentos necessários, modelo de prestação (online ou presencial) e endereços dos órgãos responsáveis pelos serviços.

“A iniciativa dará início a uma nova fase na administração pública em nosso Estado. Queremos garantir mais facilidade aos alagoanos na busca pelas informações necessárias para obter os serviços públicos do Estado e, principalmente, que eles participem ativamente da construção desse processo. O Guia funcionará como instrumento de fortalecimento da transparência e de proximidade entre o Poder Público e a sociedade”, explica o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Christian Teixeira.

Além do lançamento oficial do Guia de Serviços, os convidados participaram de uma palestra com o secretário Pagotti, que apresentou a Estratégia de Governança Digital (EGD). A publicação define os objetivos estratégicos, metas, indicadores e iniciativas da Política de Governança Digital até 2019.

Portal de Serviços

O governo federal instituiu, no final de 2016, a Plataforma de Cidadania Digital com a publicação do Decreto nº 8.936. O objetivo da norma é ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, inclusive por meio de dispositivos móveis. Com isso, o portal servicos.gov.br se tornou o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos.

 * Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão