Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo boliviano conhece Portal do Software Público Brasileiro

Notícias

Governo boliviano conhece Portal do Software Público Brasileiro

Iniciativa semelhante foi lançada na Bolívia há seis meses

publicado: 28/01/2015 03h00 última modificação: 24/06/2016 08h53

Nessa terça e quarta-feira (27 e 28), Técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) estiveram reunidos com representantes do governo da Bolívia para apresentar a experiência de implementação do software livre pelo governo brasileiro e a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA).

Durante a troca de experiência, os bolivianos apresentaram iniciativa semelhante ao Portal do Software Público Brasileiro (SPB), lançada na Bolívia há seis meses. A página brasileira é referência nacional e internacional, reconhecida com prêmios e estudada como arranjo inovador para ampliação das ações de eGov.

"Nosso principal interesse nesse momento é a plataforma tecnológica do governo brasileiro. A nova versão do portal brasileiro é muito interessante", revelou Arsenio Marcial Castellon, coordenador de interoperabilidade e software livre do Ministério do Planejamento e Desenvolvimento da Bolívia.

O SPB disponibiliza soluções públicas de tecnologia da informação sem a necessidade do pagamento de licenças. Lançado há mais de sete anos, o portal teve uma versão beta disponibilizada ano passado.

"O desafio neste momento é o trabalho de criar uma nova geração para o SPB. É necessário ampliar a sua dinâmica, promover reformulações e abranger um modelo de funcionamento que contemple mais ainda a participação social e colaborativa com governos, empresas e indivíduos", explicou Luís Felipe Coimbra Costa, diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação do MP.

Fonte:Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão