Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo abre seus dados e incentiva sociedade a explorá-los

Notícias

Governo abre seus dados e incentiva sociedade a explorá-los

Concurso premiará melhor uso das informações

publicado: 06/11/2013 03h00 última modificação: 17/05/2016 09h45

Brasília, 05/11/2013 - Os dados do Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv) estão disponibilizados em formato aberto. A intenção é que pessoas da área da Tecnologia da Informação (TI) e demais interessados possam criar aplicativos, programas que permitam com que a sociedade saiba, por exemplo, quais são os estados e municípios que mais celebram convênios com o Governo Federal e como esses recursos são investidos. Por isso, os dados do Siconv serão um dos motes do 1º Concurso Nacional de Dados Abertos. A premiação, que será no dia 22 de novembro, trouxe à tona uma série de dados de vários programas do Governo Federal no afã de estimular a participação da sociedade na leitura e no entendimento de tais informações.

"Para facilitar a exploração dos dados do Siconv, acabamos de publicar uma extração completa do banco de dados", explicou Loreni Foresti, secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. A intenção é dar transparência na gestão do sistema, que é responsável pelo registro de todo repasse das transferências voluntárias da União. É por intermédio do Siconv que são feitos convênios para prefeituras, governos estaduais, ONGs e entidades sem fins lucrativos.

CONCURSO

O Ministério do Planejamento e o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil) lançaram o 1º Concurso Nacional de Dados Abertos. A premiação será feita durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos, que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, na sede da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.

Dados das 1.500 agências da Previdência Social, do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelo Brasil, por exemplo, estarão disponíveis em formato aberto e deverão ser utilizadas no concurso. Os interessados em participar do concurso devem enviar a sua solução até o dia 17 de novembro.

A proposta é trabalhar em regime colaboração com a sociedade civil especializada para ampliar e melhorar o alcance de serviços governamentais. Podem participar do concurso pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que concorrerão em duas categorias: Desenvolvimento de soluções de software interativo, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis; e Desenvolvimento de infográficos baseadas na utilização de dados abertos, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis;

Como premiação, serão fornecidos Ultrabooks, telefones celulares e mochilas. Mais informações e inscrições na página do Encontro.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.